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Tulipa Ruiz lança coleção da Brocal na 51ª Casa dos Criadores

Foto: Divulgação

“Camiseta de Banda Vol. 01 – Habilidades Extraordinárias” é o nome da nova coleção desenvolvida com exclusividade pela marca Brocal, da artista visual e sonora Tulipa Ruiz, para 51ª edição da Casa de Criadores, principal evento dedicado à moda autoral brasileira e um dos mais importantes da América Latina.  A nova coleção de Tulipa celebra o lançamento do quinto álbum da artista. São 11 peças que representam a artista e as 11 músicas de seu recém-lançado álbum, “Habilidades Extraordinárias”. “Cada música desse álbum fala sobre uma ou mais urgências”, diz a artista. O desfile da Brocal na Casa de Criadores acontece nesta sexta-feira (09.12). A artista também se apresentará com show para o público.

Na Brocal, a roupa serve como suporte para os desdobramentos das músicas e ilustrações de Tulipa. A artista tem como inspiração a música e a pluralidade dos corpos. “Eu determino o que me cabe”, diz Tulipa sobre o seu mergulho como autora no universo da moda. A marca de roupas e presentes criativos faz parte da agência Brocal, criada pela artista e por seu irmão e sócio, o produtor Gustavo Ruiz, que movimenta também editora, um estúdio e uma produtora musical.

O desfile da Brocal na Casa dos Criadores acontece no dia 09 de dezembro, em um prédio histórico na Sé, em São Paulo, chamado Superloft. Será o primeiro desfile presencial da marca no evento. 

A estreia da Brocal no line up da Casa dos Criadores aconteceu durante a pandemia, em edições virtuais, onde foram apresentadas as coleções “Aconteceu de Caber” e “Fio Me”, criadas por Tulipa. 

A inspiração para a coleção veio da predileção de Tulipa por camisetas de bandas, que a artista sempre gostou de ter e vestir. Motivada por essa paixão, desde o seu primeiro disco “Efêmera”, de 2010, ela desenvolve estampas para as camisetas vendidas em seus shows. 

“As primeiras camisetas na música foram as do Elvis, ainda nos anos 1950, e, nos anos 1960, os Beatles fizeram camisetas para presentear os fãs em comemoração à primeira turnê da banda nos Estados Unidos. Aí vieram os Rolling Stones, os Ramones e toda a música pop. A música pautou a moda”, descreve Tulipa, que foi buscar a origem dessa vestimenta. “A marinha arte-americana usava como underwear por não ter botões e dispensar costura. Sua passagem à peça cotidiana foi popularizada pelo cinema por Marlon Brando e James Dean, também nos anos 1950, quando passou a ser também um recurso publicitário. Na mesma época, o pintor do expressionismo abstrato Jackson Polock também usava camiseta preta no dia a dia”, conta a artista.

Para explorar a versatilidade da peça e a criatividade das convidadas e convidados, Tulipa apresentará a coleção amalgamada com sua produção em crochê e tricô. A artista levará para a passarela da Casa de Criadores parceiros e parceiras da criação musical como Anelis Assumpção, Tássia Reis, Maria Beraldo, Bebé Salvego, Alzira E., Otto, Filipe Catto, Mahmundi e o diretor de cinema e jornalista Pedro Henrique França.

A trilha sonora da apresentação será um remix da música “Samaúma”, feito por Gustavo Ruiz. “Samaúma” abre o disco “Habilidades Extraordinárias”, gravado no Estúdio Brocal. “Um remix meu para uma trilha sonora de moda não é remix, é um upcycling. A ideia é seguir o conceito de consumo sustentável”, celebra Tulipa.  

Após o desfile, a coleção estará disponível no e-commerce da @lojabrocal.  A artista também lançará um catálogo ilustrado de camisetas estampadas com as suas músicas e peças de tricô e crochê. Toda a produção é feita sob demanda, como solução sustentável e cuidadosa.

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