Top

Casa de Criadores comemora 25 anos e dá início à edição 51ª

Foto: David Ferreira

Dedicada à moda autoral brasileira, celeiro de talentos, tendo sido o ponto de partida de nomes como Rober Dognani e Isaac Silva, a Casa de Criadores segue na comemoração de seus 25 anos na 51ª edição do evento, marcada para acontecer entre os dias 5 e 10 de dezembro no espaço SuperLoft, na Sé, centro histórico de São Paulo. 

Nesta edição, foi adicionada uma programação musical ao calendário de desfiles, passo em direção ao desejo do fundador André Hidalgo de que a Casa de Criadores comece a agregar outras formas de criatividade e comportamento, no formato de um festival. Entre apresentações físicas e digitais, 40 marcas participarão desta edição. Virtualmente, se exibirão Sillas Filgueira, Ken-gá, Sim Sukeban, trashrealoficial e Lourrane Baas. Esta última faz parte do Projeto Lab, o laboratório de fomento de novas marcas da Casa de Criadores, que também reúne Cozonosan, Cynthia Mariah, Alexei, Vittor Sinistra e Da Silva Santos Neves. Os trabalhos desses nomes serão mostrados em desfiles nos dias 8 e 9 de dezembro. Assim como o movimento ModaComVerso, que abre o evento com uma performance, e Martielo Toledo, que foi o primeiro desfile da primeira edição da Casa de Criadores e retorna como marco dos 25 anos, se apresentam Guma Joana, Projeto Mottainai (por Pablo Monaquezi), Diego Fávaro e Studio Ellias Kaleb, nomes do line up do dia 5 de dezembro, a partir das 19 horas.

No dia 6, sobem à passarela Jorge Feitosa, Rafael Caetano, UMS 458 – LL, Vivão e ATM Lab (por Vicenta Perrotta), além de Couto Store e Dellum, que formam o projeto Periferia Inventando Moda (PIM), de incentivo a criadores de moda vindos de regiões periféricas da cidade de São Paulo. São do PIM também as marcas Volat e X-Brand, que se exibirão no dia 7 de dezembro. Na mesma data, desfilam Vou Assim, Woolmay Mayden, Leandro Castro, Mônica Anjos e NotEqual. Com as marcas do projeto Lab, dia 8 será a vez de Xyboia (por Xãtana Xãtara), Studio AH (por Aya Honda a Anna Operman), fwallyspunkculture e Rober Dognani. No dia 9, o dia abre com o Projeto Lab e em seguida desfilam Estúdio Traça, Alastra, Guilherme Dutra e Nalimo (por Day Molina), junto com a Brocal, marca da cantora Tulipa Ruiz.

Foto: Chico Castro

A própria artista irá mostrar alguns modelos da Brocal, além de cantar, para encerrar a programação musical da Casa de Criadores em grande estilo, reforçando o momento em que a moda passa a fazer parte integrante de seu repertório.

Os shows, abertos e gratuitos, acontecem a partir de quarta-feira, dia 7 de dezembro, até a sexta, dia 9, em palco montado na rua Roberto Simonsen (altura do número 136), com curadoria do diretor criativo Dudx. Nomes da música urbana periférica que começam a se destacar, Albert Magno e Bia D’Oxum se apresentam na quarta-feira, dia 7; no dia 8, quinta-feira, podeserdesligado e Carlos do Complexo; no dia 9, sexta-feira, será a vez de Kauê Guadajajara, Brisa Flow e, finalizando o festival, Tulipa Ruiz.

Foto: @carcara

No dia 10, a marca Toca faz um desfile dentro do calendário da Casa de Criadores, fora do SuperLoft, em sua estreia no evento. Assim como ela, debutam nesta edição as marcas Alastra, Guilherme Dutra (vencedor do 2o Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores), Xyboia, Studio AH, Lourrane Baas, Cozonosan, Cynthia Mariah, Sim Sukeban, UMS 458 – LL e Projeto Mottainai. Também estarão ao vivo pela primeira vez Brocal, marca de Tulipa Ruiz, e Vittor Sinistra, que participaram digitalmente da última edição.

A Casa de Criadores é patrocinada pelo Sebrae, Sou de Algodão, Logitech, Santista, Converse e ModaComVerso, e apoiada pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), da cidade de São Paulo.

Veja o line up:

05.12 – Segunda-feira, 19h

Moda Com Verso

Martielo Toledo

Guma Joana

Projeto Mottainai

Diego Fávaro

Studio Ellias Kaleb

06.12 – Terça-feira, 19h

Sillas Filgueira – Virtual

Ken-gá – Virtual

Periferia Inventando Moda – PIM

– Couto Store

– Dellum

Jorge Feitosa

Rafael Caetano

UMS 458 – LL

Vivão

ATM Lab (Ateliê TRANsmoras)

07.12 – Quarta-feira, 19h

Sim Sukeban – Virtual

Periferia Inventando Moda – PIM

– Volat

– X – Brand

Vou Assim

Woolmay Mayden

Leandro Castro

Mônica Anjos

NotEqual

08.12 – Quinta-feira, 19h

Projeto Lab

– Lourrane Baas – Virtual

– Cosonozan

– Cynthia Mariah

– Alexei

Xyboia

Studio AH

fwallyspunkculture

Estúdio Traça

09.12 – Sexta-feira, 19h

trashrealoficial – Virtual

Projeto Lab

– Vittor Sinistra

– Da Silva Santos Neves

Brocal

Guilherme Dutra

Alastra

Rober Dognani

Nalimo

10.12 – Sábado, 15h – Fora do espaço SuperLoft

Toca – Rua Líbero Badaró, 336, Sala 2, São Paulo – SP.

Mais de Moda