Top

Diegogama apresenta coleção no Jägermeister Night Embassy

Foto: 00grau

A marca de streetwear Diegogama apresentou sua coleção 2023. O desfile, batizado de “Requiem”, aposta em uma leitura que traz elementos da infância do estilista com peças da cultura urbana, assinatura da marca. Para esta apresentação, os destaques ficam para os mais de 10 mil dentes em resina produzidos em larga escala para serem bordados como pedrarias e joias em tecidos como tafetá e moda noiva.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Outra novidade que o estilista traz para o público são peças em cetim moldadas para apresentar uma textura puffer, mas em uma versão vertical, menos comum do que as peças horizontais. Além de criar um contraste entre os tecidos finos e a moda das ruas, a aparência das peças remete ao aspecto das pitangas, fruta que rememora passagens da vida de Diego.

É preciso olhar para o passado do estilista para entender o conceito da coleção. “Requiem” é uma canção católica de teor fúnebre e a ideia da produção dos dentes surgiu após visita que ele fez aos avós, ainda durante a pandemia da Covid-19. Na ocasião, Diego encontrou no armário da família colares feitos justamente com dentes-de-leite de vários membros da família, como um relicário para preservar uma passagem da infância de cada um.

O estilista conta que esta prática, de guardar o pedaço do corpo de um ente, está em lugar de preservar a memória de pessoas da família de uma época que já não existe mais. “Este gesto me despertou a atenção para a punção entre vida e morte, como se marcasse a passagem da infância para um amadurecimento, provocando uma mudança drástica em nosso corpo. A partir disso, pensei em outros elementos que também pudessem manifestar este ciclo no desfile”, explica.

Por isso, além dos dentes, que terão cores e aspectos variados, outro elemento que poderá ser visto na coleção são cogumelos. “Os fungos são agentes que transmitem a ideia de vida e morte com bastante propriedade. Por isso, criei muitas réplicas desses seres em silicone, material que já tenho usado em coleções anteriores”, pontua o estilista.

O que também foi visto no desfile da Diegogama é a performatividade do subúrbio carioca. A marca traz elementos dos bate-bola, figuras comuns do Carnaval da cidade. Eles mesclam as cores bastante espalhafatosas da folia com um aspecto macabro que assustam crianças pela maquiagem e pelos gestuais, mantendo o conceito de falar da pulsão entre vida e morte. Por isso, toda a imagem do desfile tem a assinatura da antropóloga e stylist e também carioca Rafaela Pinah.

Outro parceiro neste desfile é Alma Negrot, artista com quem Diego assina uma das residências do Jägermesiter Night Embassy. Somam ao time de profissionais Cyshimi, que cuidou das unhas dos modelos, com a aplicação também dos dentes resinados, e Steffone, que desenvolveu penteados que rememoram tanto as luzes alinhadas do Rio de Janeiro quanto às cores das galinhas d’angola, símbolo de vida e morte para o candomblé.

Foto: 00grau

Mais de Moda