Top

Parachute pants: saiba como se jogar na tendência Y2K

Foto: Istock

A nostalgia chegou com tudo para fazer valer mais uma temporada de destaque da nossa velha companheira: o ciclo da moda. Ele, que revive e recicla tendências, sejam elas as mais amadas ou as mais odiadas, resgatou a estética do novo milênio renovando itens clássicos que contemplam as nossas necessidades, como é o caso das parachute pants.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Fashion, práticas e polêmicas, elas são a cara do Y2K (abreviação de Year 2000 – Ano 2000, na tradução para o português), que está bombando nas redes sociais pela aprovação e uso das famosas. Além de tudo, elas são uma evolução do conforto proporcionado pelas calças largas, que de um tempo para cá substituíram o lugar de queridinha que as skinnys ocupavam.

Desenvolvidas em modelagem oversized e com a intensidade que só as cinturas baixas possuem e que marcaram o final da década de 90 e o início dos anos 2000, alguns modelos de parachute pants são contrastados pelos grandes bolsos multifuncionais. Confeccionadas em nylon, receberam esse nome pela similaridade do tecido e do modelo (largo) com paraquedas.

Caracterizadas pela versatilidade, que combina leveza com resistência, em um material impermeável, é ideal para os apaixonados por uma estética do tipo skatewear e streetwear, ou até mesmo para quem só está buscando sair da mesmice com uma peça comfy. Elas são curingas para transformar um look com autenticidade e ousadia.

Versáteis para épocas do ano em que há uma grande variação na temperatura, pois o tecido refresca e mantém o calor sob medida, elas se encaixam às necessidades que surgirem. As parachute pants podem ser aplicadas a variados estilos, fazendo jus à tendência gorpcore, que prioriza a praticidade e utilidade de peças como as jaquetas puffer, por exemplo.

Se engana quem acredita que as combinações são restritas às blusinhas minimalistas, um cropped simples pode cair muito bem, mas a parachute pants confere um visual tão potente que faz com que ela seja facilmente adaptável, conforme a intenção de quem a veste, basta se jogar no weird girl aesthetic e abusar da criatividade para explorar tentativa e erro.

Alguns exemplos clássicos incluem acessórios que não podem faltar, como os tradicionais tênis Vans feminino ou masculino para uma composição prática, harmoniosa e confortável. Para quem se arrisca em alternativas mais arrojadas e audaciosas, também é possível aproveitar itens como os coturnos tratorados, que estão bastante em alta.

Para compor looks modernos, as combinações monocromáticas são bastante indicadas pela facilidade de harmonizar diferentes elementos como os bodies e ternos com um toque mais elegante. Peças de moletom que fazem jus ao melhor estilo comfy, assim como tops, camisetas e jaquetas corta-vento de pegada mais esportiva também são boas alternativas.

Mais de Moda