Top

Exposição reúne bordadeiras da América Latina

Foto: Divulgação

O Instituto Cervantes São Paulo apresenta até o dia 16 de setembro a exposição “Convite ao Pensamento, Têxteis e Vídeo Performance”, uma mostra que reúne artistas têxteis da Argentina, Peru, Chile, Uruguai e Brasil.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Com uma vídeo instalação de Mariangeles Blanco, uma mostra individual de Delia Dubroff, ambas argentinas, e uma coletiva – o bordado como traço – com autorretratos de 114 artistas, a exposição quebra o estereótipo do bordado como hobby e prova que é possível construir novas narrativas estéticas a partir da intervenção têxtil.

“Ao aceitar o convite da curadora Giuli Sommantico para participar da exposição, o coletivo 1mulherporM² ganhou uma oportunidade especial de firmar sua força feminina por meio da integração com mulheres da América Latina”, conta Lucrécia Couso, idealizadora do 1mulherporM².

Para esta mostra foi estabelecido um diálogo entre diferentes poéticas, entrelaçadas por uma mesma trama, em que todas as artistas utilizam a linha em seus trabalhos. Estamos com 12 participantes que apresentam imagens digitais como suporte e a linha como matéria para diferentes tipos de intervenções que completam um pensamento visual. O resultado traduz as relações subjetivas daquilo que cada artista deseja comunicar para o mundo. Neste processo as imagens ganharam linhas sutis, desenhos, palavras e textos com novos desdobramentos poéticos.

“Convite ao Pensamento, Têxteis e Vídeo Performance” convoca o público a refletir sobre diferentes realidades, e o estimula a contemplar e pôr em diálogo estético suas vivências, seus próprios modos de criar e gerar transformações. A mostra faz parte do “Canoa Argentina”, evento do Instituto Cervantes São Paulo em parceria com o Consulado da Argentina.

“O que deu início a este projeto foi o recolhimento por conta da pandemia em 2020, e se teve alguma vantagem essa situação posso citar os encontros que surgiram entre artistas através da tela de diferentes países da América Latina e também de outras partes mundo”, explica Giuli. 

A estrutura que surgiu foi dada como uma passagem natural, como um resultado das diferentes intersecções entre os artistas do bordado como traço junto a Marian Cvik, Mariangeles Blanco e Delia Dubroff. A escolha de cada integrante tem a ver com que esta exposição é um espaço e tempo para artistas que traduzem uma arte diversificada, colocando o trabalho em diálogo com o espectador. Um outro desconhecido a quem se sussurra uma ideia, um conceito entrelaçado entre um fora e um dentro. Sua intimidade desenhada. Cada obra questiona, chama para descobrir a mensagem que oferece. Um convite ao pensamento”, finaliza a curadora.

Instituto Cervantes São Paulo – Av. Paulista, 2.439, São Paulo, SP.

Mais de Moda