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“Anitta detestava looks curtos e com tecidos estruturados”, dizem estilistas da Guerreiro & Cavaleiro

Foto: Divulgação

A Guerreiro & Cavaleiro, marca dos paraibanos Gabriel Guerreiro e Daniel Cavaleiro, teve início em 2006 e, após esbarrar com a falta de mercado em João Pessoa, viu no Rio de Janeiro a oportunidade que teria para crescer. O trabalho artesanal, cheio de pedrarias e bordados, só ganhou destaque graças a Anitta. À época,  cantora, ainda em início de carreira, se vestia de forma tímida e discreta, não aceitando peças ousadas, looks curtos e tecidos mais estruturados. 

A Guerreiro & Cavaleiro adaptou-se e seguiu os padrões impostos pela cantora, pois no início, a dupla tinha necessidade de mostrar o trabalho desenvolvido pela marca. Embora tenha vestido muitas celebridades com peças feitas para durar a vida toda, a Guerreiro & Cavaleiro sabe que a sua clientela não é formada apenas por pessoas famosas.

Com peças feitas para durar a vida toda, a marca reafirma seu compromisso com a sustentabilidade.

Leia a seguir entrevista de RG com os estilistas.

Foto: Reprodução/Instagram/@guerreirocavaleiro

À frente da marca temos duas pessoas, Daniel e Gabriel. Gostaria que vocês se apresentassem para quem não os conhece? E é claro, contasse um pouquinho da história pessoal de vocês.

Isso, duas pessoas: Gabriel Guerreiro e Daniel Cavaleiro. Somos Paraibanos, atualmente residindo em João Pessoa. Conhecemo-nos em 2006, em uma exposição na capital paraibana, onde tivemos o primeiro contato e já algumas afinidades, principalmente por já admirarmos moda, esse mundo encantador de criação, de ideias, de estilos, de desenhos, de misturar pedras e artes manuais com a alta-costura. 

Foto: Divulgação

Agora vocês poderiam me contar um pouquinho da história da Guerreiro & Cavaleiro? Quais foram a dificuldades? Como foi chegar até aqui? Qual o maior desafio que enfrentaram até hoje?

A marca iniciou naquele ano (2006) e não nos desgrudamos mais, ao longo desses 17 anos. De início, a marca passou por alguns nomes. Quando, por sugestão de um amigo, veio a ideia de Guerreiro & Cavaleiro, prontamente aceita e registrada, por ser um nome forte, ter tudo a ver com o momento e com nossa história. 

As dificuldades começaram na nossa cidade, havendo a necessidade de mudarmos para outro estado, onde pudéssemos encontrar mercado para moda com um segmento mais exclusivo e diferenciado. Foi aí que seguimos para o Rio de Janeiro, carregando na bagagem o sonho, a busca de oportunidades para construirmos nossa marca e ao mesmo tempo o medo e a ansiedade de enfrentar uma cidade grande e cheia de desafios. De início, e para nos sustentarmos, fora de casa e longe da família, trabalhamos em lojas de departamentos… Levamos inúmeros calotes (risos), tivemos alguns projetos que não alavancaram. 

Foto: Reprodução/Instagram/@guerreirocavaleiro

Foi a Anita que deu notoriedade à marca? Como vocês conquistaram o lugar que ocupam hoje?

Sim, nós e Anitta praticamente iniciamos juntos. Ela explodiu em 2013, que foi o ano em que chegamos ao Rio de janeiro. Para ela fizemos inúmeros looks de shows e TV. Pegamos também Globo 50 anos, que foi um trabalho importantíssimo. As Olimpíadas em 2016. Com perseverança e a garra de bons nordestinos, seguimos superando as adversidades e acreditando que, com foco e paciência, as portas iriam se abrir.E foi assim que surgiram os primeiros contatos e trabalhos que puderam ser divulgados e fazer com que nossa marca fosse crescendo e ganhando espaço no marcado nacional

Foto: Divulgação

Como é vestir celebridades? Contem um pouquinho das particularidades que vocês passam ao lidar com artistas? Algum artista tem alguma exigência muito louca ou estranha? Há aqueles que quando a peça está pronta se recusam a usá-la? Já aconteceu isso?

Vestir celebridades é uma honra. É muito importante para a visibilidade da marca, mas não ficamos apegados a isso… Nossas clientes não são só celebridades. Claro que algumas ocasiões ficam marcadas na nossa memória por serem artistas que amamos e admiramos desde sempre. Apesar de todos terem um lugar especial em nossa história, há ocasiões bem marcantes. Como o momento em que fizemos o look da Xuxa, e também para Elza Soares, cujo talento transcendeu as gerações e foi uma mulher de muita fibra.

Sobre as particularidades com artistas temos algumas histórias para contar. Uma delas no começo da carreira, Anitta não aceitava looks ousados e por isso seguíamos sempre um padrão na modelagem e nos bordados. Ela detestava looks curtos e tecidos mais estruturados (caros), ela era bem básica e isso era um pouco difícil para nossas mentes criativas. No começo era importante para nós mostrar nosso potencial e diferencial, e essas exigências dificultaram um pouco. Outro caso mais recente, é de uma cliente que não gostava de roupa pesada. Só leve. Por conta da sua performance. Há ainda as que querem seguir produções copiadas de estilistas, mas isso não é nosso perfil, é a situação onde tentamos persuadir a cliente a usar algo exclusivo ou desistir da venda. 

Foto: Reprodução/Instagram/@guerreirocavaleiro

O que vem aí na próxima coleção da Guerreiro & Cavaleiro? Vocês podem adiantar algo?

Ainda estamos pensando na nova coleção. É um processo demorado e precisa de investimento. Nossas peças envolvem muitos bordados e mão de obra não é um processo muito rápido. Queremos muito entrar no lado mais comercial para todos os públicos, pois é um pedido antigo do público. Estamos criando esses croquis.

Foto: Reprodução/Instagram/@guerreirocavaleiro

Como vocês lidam com questões atuais dentro da marca como sustentabilidade? A criação para corpos variados? A transparência no processo produto? 

Nossas peças são para a vida toda. Usamos material de qualidade e que possam trazer conforto ao cliente. Além disso, envolvem muito amor no processo de confecção, sendo sentido por cada cliente. Não é algo descartável… Nossa arte propõe uma produção mais socializada. São peças cujo design e funcionalidade oferecem o uso duradouro dos itens, não causando impacto ambiental. Acreditamos que a preservação ambiental é primordial para nossa existência. Cada criação é própria e exclusiva. Procuramos no primeiro contato já colher todas as informações para subsidiar nosso trabalho, de acordo com a encomenda e o desejo do cliente, assim podemos oferecer um produto de qualidade e beleza, atendendo todas as expectativas, uma vez que nossa missão é tornar real a imaginação de quem nos procura.

Ser honesto e sincero faz parte do nosso trabalho, então, agimos sempre com transparência com os nossos clientes, desde a criação até o produto final há sempre uma parceria, em toda cadeia do processo de produção, para que o cliente participe e esteja ciente de tudo. Processo de transparência é primordial… Primeiro a gente vê o que a cliente quer, em termos de modelagem, bordados, cores etc. Daí vem a parte da criação (croqui), enviamos com detalhes de materiais para ser aprovado. Quando aprovado, enviamos o orçamento e dependendo de onde a cliente esteja, temos equipe em SP e RJ. Caso não resida entre esses eixos, enviamos um croqui específico, com as medidas, para ser tirado com costureira da confiança dela e , em seguida, nos de volta. Na finalização do look, remetemos um vídeo ou foto, a fim de que a cliente confirme se tudo está como acertado e desejado. Em algumas ocasiões, enviamos, previamente, o look sem bordar, para ajustes, caso sejam necessários. 

Sobre a criação para corpos diferentes… O corpo pode ser observado para um verdadeiro suporte para a criação artística. E isso está cada vez mais evidente no contexto atual.

Foto: Divulgação

Vocês têm algo novo saindo aí? Tem algum projeto que ninguém saiba?

Um projeto que ninguém saiba … Estamos alcançando o mercado internacional com perspectiva de vestir grandes nomes. Estamos negociando trabalhos que vão trazer um grande impacto para a marca e que o público pode esperar Guerreiro & Cavaleiro brilhando fora da América do Sul em breve. Isso vai valorizar a marca e trazer mais mercado dentro do Brasil. O sonho comum a todos que trabalham no ramo da moda, é vestir grandes nomes, mas nunca abandonar o mercado nacional, que deu tantas oportunidades e alegrias e nos proporcionaram coisas até aqui. Amamos criar e compor looks para diversas ocasiões. Por isso, nossa  marca é democrática, alcança vários públicos, não tem um padrão, passeamos pela alta-costura, como também damos vida à imaginação, com criações que vão de acordo com a necessidade do cliente.

Amamos a moda e achamos que ela merece ocupar todos os espaços e não ficar restrita às pessoas públicas.

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