Top

Ale Brito: Ginger tem novo diretor criativo

Foto: Fernando Tomaz

Em julho de 2020, nascia uma nova marca nacional com proposta única: apresentar uma moda autoral, inteligente e editada, livre das cartilhas do mercado. A Shop Ginger se tornou um case de sucesso de vendas e engajamento desde o lançamento de sua primeira coleção. Desde então, vem contabilizando drops notáveis, apoiando projetos sociais relevantes, criando grandes parcerias e estabelecendo sua imagem e posicionamento dentro do mercado nacional. Hoje, inicia um novo ciclo: apresenta a coleção “Special”, que celebra o segundo aniversário da marca fundada por Marina Ruy Barbosa.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“A Ginger desabrochou. Fomos de uma marca de moda pequena que nasceu no ambiente online, para um player do mercado que já abriu duas pop ups, que tem 39 parceiros no atacado e que segue em franco crescimento no e-commerce. Ao longo desses anos, apresentamos conceitos e causas diversas que permitiram que o público se identificasse com a marca. Foi uma troca genuína e especial que nos permitiu estar aqui hoje. Sou muito grata pelo carinho e acolhimento de todos, especialmente das nossas clientes que nos acompanham desde o início da nossa história. Agora, começamos um novo ano cheios de inspiração para trazer o melhor da moda autoral brasileira”, comenta Marina.

A celebração é coroada com o anúncio do novo diretor criativo Ale Brito, conhecido há uma década por sua assinatura e linguagem únicas. Com um trabalho voltado para o estilo urbano e para o espírito do seu tempo, Brito se destaca como um dos nomes mais relevantes de sua geração. Formado pela Central Saint Martins School of Arts & Design em Londres, tem passagem por marcas importante como o ateliê Alexander McQueen. Em 2010, foi lançado pela Casa de Criadores e, em pouco tempo, suas peças estamparam capas e editorias dos principais títulos internacionais de moda presentes no Brasil. Com reconhecimento internacional, exportou suas criações mundo afora para cidades como Londres e Nova York.

Foto: Fernando Tomaz

“Estou honrado em ter sido convidado para fazer parte da equipe de estilo da Ginger – uma marca nacional que criou um caminho único, com identidade própria e conceito sólido. Como criativo, é muito importante ter a liberdade para ousar e trabalhar com novas ideias. Aqui, sinto que tenho licença poética para criar peças que acredito e que movem. Desenhar roupas e silhuetas é uma arte e a Ginger também encara a moda da mesma forma. Minha troca com a Marina é de muito respeito e parceria. Sei que acabei de chegar, mas já me sinto em casa”, comenta Brito.

Sob a nova direção, a Shop Ginger apresenta a sua coleção “Special” – marcando um novo momento ainda mais fashion e autêntico. O lançamento é um convite para celebrar o universo Ginger em todas as suas formas, sempre guiado pelo mundo das artes. A arquitetura ganha protagonismo nas criações pois, assim como a moda, possui o corpo humano como ponta de partida. A busca incessante pela perfeição na proporção e na forma é o que move o conceito das novas peças. As obras de Paulo Mendes Rocha, Lina Bo Bardi e Oscar Niemeyer serviram como inspiração para pesquisas inovadoras de tecnologia associadas à produção e às estruturas do tecido. A coleção trabalha a excelência das técnicas de construção e alfaiataria, com silhuetas que misturam a sensualidade com a liberdade da mulher contemporânea.

A paleta de cores vem mais ousada para balancear a inspiração moderna e minimalista. Tons de verde, vermelho e pink contrastam com o clássico laranja Ginger, além de tons neutros de preto e off-white. As peçam reforçam os códigos de estética da marca, com novas silhuetas e clássicos revisitados. Seguindo o princípio de não se ater ao calendário de lançamentos da moda, o novo drop traz opções que funcionam para diferentes momentos – transitando livremente entre o inverno e estações mais quentes. O caráter atemporal e a proposta de uso para múltiplas ocasiões continuam a permear as escolhas de estilo da Ginger.

Entre os destaques está o Maxiblazer Special, que traduz a inspiração arquitetônica com perfeição. A preocupação e a excelência nas proporções ficam evidentes na modelagem oversized, feita em crepe de viscose coenizado – técnica que deixa o tecido mais estruturado para peças de alfaiataria. O recorte geométrico bicolor dá um toque especial para aquelas que apreciam belas formas. A peça promete ser uma favorita do guarda roupa, podendo ser usada como blazer ou como vestido.

Foto: Fernando Tomaz

Após o sucesso dos trench coats da marca, o novo Diamond ganha importância entre os lançamentos. A nova peça-chave da marca é apresentada em pelo sintético – acompanhando tendências globais de moda e de escolha de materiais. Com comprimento clássico, traz um acabamento primoroso de alfaiataria com lapela feita com ponto invisível feito a mão e uso de um forro de toque acetinado. O trench também traz um bolso feito na costura lateral para um toque funcional.

Foto: Fernando Tomaz

A jaqueta bomber é introduzida pela primeira vez no reportório da marca. Chamada Industrial, a peça em modelagem cropped chega com personalidade: com tecido metalizado, é confeccionada em fio italiano e usa técnica de matelassê nas mangas para um acabamento ainda mais especial. Foram escolhidos zíperes grossos e imponentes para conferir o ar industrial que nomeia a família – que também conta com um vestido, uma calça e uma saia. O macacão Supreme é outra silhueta inédita na Ginger, em opções em preto e vermelho e aviamentos com fivela de engate. A nova peça traz um lindo corte alfaiatado e longilíneo, com decote cavado e barras retas que conferem um ar moderno e sofisticado.

Mais de Moda