Top

Michelly X: “Sabrina Sato é o maior ícone fashion”

Michelly X e Sabrina Sato – Foto: Reprodução/Instagram/@michellyx

Por Leo Oliwer

Uma das coisas que marcaram a imagem da apresentadora Xuxa Meneghel certamente foi seu visual, ex-modelo e ícone fashion dos anos 1980 e 1990, a rainha dos baixinhos sempre nos entregou looks marcantes e inesquecíveis, de alguns anos para cá algo mudou, Xuxa passa a surgir com mais brilho, com mais fendas, com mais luzes em seus figurinos… O motivo? Sua nova estilista preferida, Michelly X.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Quem é ela? Calma que te atualizamos, Michelly começou bastante cedo, ainda adolescente em um grupo cover das Paquitas, ela sempre foi alucinada por Xuxa, assim como todos de sua geração, na época começou maquiando as meninas deste grupo, logo passou a criar e confeccionar seus figurinos, imediatamente seu talento autodidata chama a atenção de outras pessoas, que a levaram a confeccionar diversos outros tipos de figurinos.

Sua trajetória com artistas começa quando a apresentadora Mariane decide levar Michelly para trabalhar com ela na TV, este era apenas o início da parceria entre ela e nomes ligados a apresentadoras infantis. Ainda jovem, a estilista se descobriu como artista de palco, influenciada por cantoras como Madonna. Michelly chega a se apresentar em shows de calouros do programa Silvio Santos, a personagem feminina que a acompanharia para o resto da vida nascia ali, nos palcos. É importante dizer que naquela ocasião, sim, se tratava de uma personagem, era libertador para ela, que hoje se identifica como mulher trans: “É tão natural que nem me lembro que sou uma mulher trans”, afirma Michelly X.

Michelly X e Xuxa – Foto: Reprodução/Instagram/@michellyx

Enquanto brilhava nos palcos e também em concursos nacionais, levando para casa até o título de Miss Gay Brasil, Michelly X trabalhava em suas criações, chamando cada vez mais a atenção de artistas e profissionais da moda, seu talento a levou logo para o maior evento que temos em nosso País, o Carnaval, foi ali onde muitas amizades nasceram, foi ali também onde o destino passa a posicionar Michelly X em uma carreira meteórica. Um dos primeiros nomes a usar uma fantasia assinada por ela foi Claudia Raia, a parceria duraria para sempre, apaixonada pela criação de Michelly X, Claudia desfilou pela avenida e arrastou olhares por onde passou, como já era de se esperar, outras equipes ficaram de olho naquele figurino, uma das equipes que fisgaram o talento e o trabalho de Michelly X foi a equipe criativa de Ivete Sangalo.

Durante uma certa ocasião, Michelly estava no camarim de Ivete e uma pessoa entra no camarim e diz que sua artista estava à sua procura, a pessoa de quem estamos falando era a assessora de Xuxa Meneghel. Pronto, estava ali selada uma das maiores parcerias entre artista e estilista do nosso País, Michelly X como fã – inclusive o X em seu nome tem como motivo o amor por Xuxa – passa a criar figurinos para uma das maiores estrelas do Brasil.

Foto: Reprodução/Instagram/@michellyx

Entre os nomes mais poderosos que podemos encontrar em sua lista de clientes estão: Fernanda Lima, Sabrina Sato, Anitta, Pabllo Vittar, Sandy, Susana Vieira, Ana Maria Braga e por ai vai, a lista não para, inclusive a cantora Marília Mendonça estava prestes a se apresentar com um de seus figurinos. “Iríamos trabalhar juntas, estávamos em reunião para sua nova turnê, fui procurada pela equipe dela para dar início nas criações, acabou que estive bastante ocupada no Rio de Janeiro por questões profissionais e adiamos nosso encontro, no fim aconteceu essa tragédia toda, soube que ela era muito fã do meu trabalho, inclusive ela me seguia nas redes sociais, é uma pena, foi uma perda muito grande”, declara a estilista.

Leia a seguir o papo que RG teve com Michelly X.

Foto: Reprodução/Instagram/@michellyx

Qual a identidade do ateliê Michelly X, qual o DNA da sua marca?

Criamos roupas sob medida, atualmente são roupas lúdicas, criações para shows, clipes, comerciais… Temos também criações como os da alta-costura de Paris, para eventos comemorativos em geral. Mas o forte, são roupas para celebridades.

Foto: Reprodução/Instagram/@michellyx

Você já criou inúmeros figurinos, existe hoje algum tipo de acervo dessas criações? Você guarda tudo isso de alguma maneira?

Não há acervo, pois cada figurino criado passa a ser exclusivo da celebridade que o encomendou, hoje sou bastante divulgada por elas que usam minhas criações, então por isso não tenho acervo. 

Seria então interessante poder ver toda sua carreira e suas obras registradas em um livro de fotografias por exemplo. Já pensou sobre isso?

Já pensei e muito, sou louca para publicar um livro com todo meu material, que tem muita gente legal do meio artístico, já cheguei a comentar com minha assessora sobre essa minha vontade. 

Foto: Reprodução/Instagram/@michellyx

Certa vez você chegou a dizer que foi uma criança triste, por motivos pessoais de aceitação, hoje podemos dizer que todo esse brilho em suas criações é a compensação desse período?

Olha, não chegou a ter um momento triste, eu era gay, na época não queria fazer nenhuma transição, depois “veio a Michelly” como uma personagem, passei a me montar e me apresentar como drag, até que descobri que gostaria de viver daquela forma, me identificava como mulher, hoje me sinto muito feliz, me sinto muito melhor, tive a sorte de contar com a aceitação de todos os meus familiares, meus tios, irmãos, enfim, me sinto muito bem mesmo, tanto que esqueço que sou uma mulher trans, vivo muito pouco o preconceito, vou a todos os lugares e não passo por nenhum tipo de problema, frequento restaurantes, lugares bem bacanas, tudo normalmente, sem mania de perseguição, coisa que muitas pessoas têm, se você tiver isso não consegue viver em paz, eu não tenho mania de perseguição.

Falando em brilho, você realizou o seu maior sonho, que era o de criar para a Xuxa, primeiramente parabéns por este feito em sua carreira, aliás Michelly X e Xuxa são um “casamento” perfeito entre celebridade e estilista, eu gostaria de saber, então, qual foi o look mais desafiador que você já criou para ela?

Não sei te dizer qual o look mais desafiador, acredito que isso venha a acontecer em breve, pois estivemos desenvolvendo os novos figurinos do projeto “Navio da Xuxa”, onde teremos muitas novidades e criações inusitadas, vai ser certamente muito desafiador, sempre as roupas levam muito trabalho, às vezes o prazo é curto, enfim.

Foto: Reprodução/Instagram/@michellyx

Quem para você é o maior ícone fashion do Brasil?

Nos dias de hoje, é a Sabrina Sato, o maior ícone fashion é ela. 

Foto: Reprodução/Instagram/@michellyx

A comunidade LGBTQIA+ do Brasil ama moda, você acha que temos nossa própria identidade visual ou acha que ainda estamos construindo o nosso estilo?

Tudo é uma construção, não acredito em um estilo único para a comunidade, cada um tem o seu, a moda sempre se transforma, vai e volta, não existe para mim uma moda específica para a classe.

Mais de Moda