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Yan Acioli diversifica e cria jeans para o público masculino

Yan Acioli – Foto: Reprodução/Instagram/@yanacioli

Yan Acioli é um dos principais nomes da moda quando pensamos em personal stylist. Já vestiu inúmeras personalidades e faz muito sucesso entre mulheres e homens com os looks que cria. Passaram por ele nomes como Anitta, Juliana Paes, Juliette, Ivete Sangalo, Thelma Assis, Sabrina Sato, Luciano Huck e Kaká, entre tantos outros. O homem não para, é figura presente na moda e na criação de estilos.

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Depois de já ter participado de mais de 18 collabs, com diferentes marcas, ele agora parte para uma linha de jeans masculinos que promete fazer sucesso. Com aposta em sustentabilidade e detalhes exclusivos, como uma frase na parte interna da peça, além de costura rosa, Acioli vem com tudo e quer mais, pretende apostar em uma expansão das peças para St. Jeans, marca com a qual criou sua coleção de jeans masculinos.

RG conversou com Acioli sobre suas apostas no mundo da moda e sobre a coleção que será lançada em breve. Leia a seguir o papo na íntegra.

Como surgiu a ideia de montar uma linha masculina de jeans?

Surgiu a partir da vontade de oferecer um produto para um público que até então era uma novidade para mim. Eu fui convidado pela St. Jeans, uma empresa que respeitou desde o início tudo o que pedi na hora de fazer a minha coleção. A linha também foi criada com o intuito de possibilitar peças alinhadas ao consumo consciente.

Quando deve ser lançada?

O lançamento será em breve. Estamos finalizando os últimos detalhes. A linha será vendida no próprio site da marca. 

Você veste muitas mulheres, por que masculino? Por que jeans?

Ao longo de quase 20 anos de carreira, já vesti muitas personalidades. Inclusive muitos homens, como o apresentador Luciano Huck, com quem trabalho há mais de 10 anos, e já fui personal stylist do ex-jogador de futebol Kaká. Já fiz cerca de 18 collabs com diversas marcas para as mulheres, mas não tinha entrado no universo masculino até agora. Tinha esse desejo de ter meu nome vinculado com uma coleção para homens. O jeans é porque eu tenho uma relação muito profunda com a peça. Eu acho que é o item mais importante do vestuário e a que mais serve para expressar quem você é. Eu acho que o jeans fala muito sobre você. 

Como foi a ideia de ter uma costura na cor rosa?

Queria deixar a minha marca na coleção das calças, um toque para os homens lembrarem que estão vestindo Yan Acioli. E o pink porque é o pink, né. Eu acho que é uma cor que não tem meio do caminho, e eu sou da teoria ou você vai com força ou você não vai. Então pink é para chegar chegando, porque eu amo rosa e porque eu quero chocar realmente com essa linha de calças jeans. 

Yan Acioli – Foto: Lu Prezia

Como a sustentabilidade entra na sua coleção, já que o jeans é um dos maiores causadores de desperdícios de água da indústria têxtil?

A sustentabilidade é um dos pilares da marca que me propus fazer a collab. Então, não existe um produto tóxico em toda a cadeia de produção. A fábrica tem certificações internacionais e nacionais de sustentabilidade. Tudo foi pensado para produzir calças que possam durar no armário e os homens não consumam desenfreadamente. 

Qual é a pegada sustentável da marca?

A gente está vindo com uma mensagem muito incrível por trás do que está sendo feito. O que prezamos desde o primeiro momento nessa parceria foi desenvolver um produto de altíssima qualidade, um produto realmente feito para durar. É uma coleção muito estética, mas é uma coleção que tem uma mensagem muito importante social, que precisamos nos atentar para consumir moda de forma consciente e que estamos fazendo nossa parte por um mundo melhor.

O que significam as frases escritas dentro das peças por você? De onde surgiu essa ideia?

A mensagem dentro da calça surgiu da vontade de causar esse efeito de proximidade com a pessoa que comprar a peça. Quem adquirir o item terá uma frase minha para explicá-lo sobre cada detalhe do produto que irá vestir por aí. 

Você pretende expandir o leque de criações e criar uma marca masculina mais abrangente?

Já tive muita preocupação em não querer misturar trabalhos. Sempre me atentei com o meu trabalho de personal stylist e de não ser confundido como estilista, por acreditar que poderia estar pisando em uma área que não competia a mim. Hoje em dia, acredito que temos que agarrar todas as oportunidades, como a de uma linha masculina. Esse público que me segue e me consome com certeza vai ter mais produtos para frente.

Pretende continuar atuando com personal stylist ou quer verter sua carreira para diretor criativo?

Eu pretendo continuar atuando como personal stylist. Esse é o meu ofício natural, é o que gosto de fazer e venho atuando há quase 20 anos. Mas eu tenho uma inquietude natural. Aos 40 anos, estou no momento da minha vida que sinto necessidade de dar novos passos. 

Yan Acioli – Foto: Reprodução/Instagram/@yanacioli

Que recado deixaria para jovens iniciantes que querem seguir os seus passos?

O que posso falar de mais importante é batalhar e não desistir nas primeiras dificuldades. É uma carreira cheia de obstáculos e que, provavelmente, ouvirá muitos nãos e portas poderão não ser abertas. Mas, a recompensa virá e vai se orgulhar de ver o nome estampado seja em uma calça jeans ou em um ensaio de moda.

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