Top

Moda: aquilo que usamos mostra um pouco da nossa personalidade

Foto: Divulgação/Istock

Punks. Hippies. Geeks. Góticos. Surfistas. Skatistas. Otakus. Embora muito diferentes entre si, essas tribos urbanas têm uma semelhança: podemos reconhecê-las de pronto pela maneira como os seus integrantes se vestem. Afinal, a escolha de uma peça de roupa vai muito além de uma decisão prática – vestir-se para ir trabalhar ou para encontrar os amigos, por exemplo -, mostra um pouco da nossa personalidade, da nossa identidade. O que vestimos muitas vezes pode falar por si só.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A moda possibilita que uma pessoa comunique de forma não verbal um posicionamento. As peças que escolhe usar e a combinação que faz com elas passam uma mensagem. Da mesma forma, a roupa é uma ferramenta que ajuda a projetar uma autoimagem que um indivíduo deseja mostrar ao mundo. Uma determinada combinação de peças pode transformá-lo em alguém totalmente diferente de quem você é.

Ter a confiança para se expressar através da moda não é fácil; afinal, as expectativas da sociedade e às vezes da família muitas vezes são empecilhos para a plena expressão individual. Andar por aí se sentindo desconfortável em roupas que não têm nada a ver com você, porque a sociedade impôs um padrão, é uma forma de minar a sua personalidade própria. A boa notícia é que esse cenário está mudando.

Hoje, o mundo é outro. Meninos podem vestir rosa e meninas, azul. Homens podem usar vestido e salto e mulheres, terno e gravata. A moda continua a mudar e a sociedade também. O estilo em evolução de cada um de nós reflete o amadurecimento que experimentamos na vida – e o amadurecimento da sociedade em geral. A escolha das roupas que usamos é mais do que um ato de consumo, é o desejo de nos expressarmos.

Alguns dias queremos nos encaixar, usando camisetas personalizadas com a foto da nossa banda favorita, por exemplo. Outros dias queremos nos destacar, como em uma entrevista de emprego. A moda nos permite fazer as duas coisas. Às vezes, ter a roupa perfeita nos dá a confiança que precisamos para conquistar o dia.

A moda pode ter consequências profundas – sociais, políticas, culturais, econômicas e ambientais. Tudo o que decidimos usar representa um posicionamento nosso e impacta a forma como somos considerados por todos aqueles que nos observam. A moda é um meio de expressão.

Mais de Moda