Top

Vintage ou retrô? Entenda a diferença entre os estilos

Foto: Alex Lyrio

É comum perceber que o mundo da moda está sempre se reinventando, trazendo à tona novas tendências e relembrando outras que uma vez já foram usadas. Isso não é diferente quando se fala sobre vintage e retrô, que muitas vezes acabam sendo confundidos como sinônimo. No entanto, há uma diferença entre os termos.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A moda vintage é algo verdadeiramente antigo, mas que é facilmente usado atualmente, já que permanece em alta na moda. Além disso, para uma peça ser considerada vintage, é preciso que tenha, no mínimo, 20 anos de idade. Por outro lado, o retrô se define por ser o novo com um aspecto antigo. Um exemplo do retrô é quando uma marca faz uma releitura de algo que já foi tendência.

A volta desses estilos vem movimentando as marcas e aumentando a procura por lojas e brechós, sendo online ou físicos. E isto não é diferente para a modelo Ana Carolina Jorge, que é adepta aos dois estilos e está sempre procurando se reinventar. No entanto, está sempre atenta em procurar peças que valham a pena. “ A dica é garimpar nos brechós. Precisa ter paciência para olhar cada peça. Além disso, é sempre bom procurar referências do que pretende vestir e evitar misturar peças que revisitam décadas diferentes no mesmo look”, indica.

Foto: Alex Lyrio

A modelo também gosta de brincar com o estilo, apostando em compor um look que ainda assim tenha sua característica. “É bem fácil combinar os estilos. O ideal é investir em peças curinga do vintage e complementar com peças retrô. Vale lembrar que existe uma variedade de opções bem mais extensas de roupas retrô do que vintage”, explica.

Com a tendência em alta, não é difícil encontrar a peça que tanto procura. Além do mais, lojas que têm o seu foco em vender peças com o estilo retrô, tendem a sempre deixar claro que suas peças retomam a moda de épocas atrás, com o intuito de trazê-las para a atualidade. Já o vintage pode ser encontrado em diversos brechós.

Para achar a peça ideal, a modelo indica que há diferentes lugares em que esses estilos podem ser encontrados. “Peças retrô podem estão em toda e qualquer loja quando o estilo estiver em evidência.” Com relação às peças vintage, Ana Carolina indica: “O meu brechó favorito em São Paulo é o B Luxo. Sempre consigo encontrar algo especial por lá. Além do custo benefício, eles trazem peças vintage de várias partes do mundo”, finaliza Ana.

Mais de Moda