Moda

Collab terá renda revertida a mulheres quebradoras de pedras

Share

Camisetas Conclave com as “Mulheres de Pedra”, série do fotógrafo Alexandre Augusto – Foto: Divulgação

Em uma viagem à Chapada Diamantina no final da década passada, o fotógrafo Alexandre Augusto descobriu algumas comunidades que sobreviviam de quebrar pedras e transformá-las em paralelepípedos, e a incrível jornada das mulheres que comandam essa atividade secular. Fugindo dos estereótipos ou mesmo da vitimização, as imagens apresentam mais do que a realidade das mulheres cortadoras de pedra da região, coloca-nos diante de algo que não está apenas nas pedreiras, mas na grandeza do feminino e foram captadas por cerca de dois anos.

SIGA O RG NO ISNTAGRAM

As imagens se transformaram na exposição “Mulheres de Pedra”, que passou por Salvador e São Paulo com grande sucesso de público e crítica, além de livro com o mesmo título.

Agora a vida destas guerreiras ganha novamente espaço numa série de dez camisetas desenvolvidas em collab com a Conclave – marca de moda urbana, de lifestyle jovem e contemporâneo com um viés sofisticado e inovador, que atua além como um movimento em prol da valorização de artistas, criadores e ativistas agregando-os à sua produção.

Numa ação transmídia que recoloca as imagens de volta no tempo presente por meio desta nova mídia que são as camisetas, o fotógrafo abriu mão de seus direitos autorais e a Conclave de todo o lucro da venda destas peças, para gerar e direcionar renda a estas comunidades e lideranças femininas.

O lucro integral da venda desta série será revertido justamente a estas mulheres cuja remuneração é de R$ 450 a cada mil paralelepípedos vendidos e que mesmo assim vêm mantendo suas famílias por gerações.

João Gabriel, CEO da Conclave, conta como essa collab foi desenvolvida e destaca a importância desta ação para a marca: “Acredito que a moda precisa ser ativista, e a atitude de Alexandre de doar os direitos de uso de sua obra para essa collab foi incrivelmente solidária. Construímos assim  esse projeto de parceria, com o intuito de dar um retorno social, uma contribuição para a vida destas mulheres que trabalham duramente na chuva ou no sol”.

“As camisetas ficaram lindas e são mais uma forma de homenagear e contar a história dessas guerreiras. Toda a venda será revertida em cestas básicas que distribuiremos na região. Uma homenagem e uma pequena ajuda a quem sofreu bastante no período de pandemia. Quando fizemos a fotos, elas vendiam mil paralelepípedos por R$ 550. Hoje vendem por R$ 450. Um perda muito grande”, conta o fotógrafo.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024