Top

Veterana, Renata Kuerten diz que ainda sente “frio na barriga” ao desfilar

Renata Kuerten – Foto: Gabriel Bertoncel

A modelo e apresentadora Renata Kuerten, de 33 anos, é uma veterana nas passarelas. Começou sua carreira modelando e, em seguida, foi contratada por TVs para atuar como apresentadora. Versátil e talentosa, ela diz que ainda sente “frio na barriga” ao entrar na passarela, onde esteve recentemente na mais recente edição do São Paulo Fashion Week.  “O frio na barriga a gente nunca perde, mas estar nas passarelas novamente é mágico. Pode parecer clichê, mas me sinto em casa, foram muitos anos desfilando pelo mundo afora”, conta.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Com saudade de desfilar, após dois anos fora dos eventos de moda por conta da pandemia, Renata diz que se orgulha de desfilar e dar seu apoio tanto ao SPFW como à moda. “Agora com boa parte da população adulta já vacinada com as duas doses, nos sentimos mais seguros para participar dos eventos presenciais. Ainda assim, todas as medidas orientadas pela vigilância sanitária estão sendo seguidas à risca”, explica.

A apresentadora tem novos projetos vindo por aí, mas alega que ainda não pode revelar quais são eles. “Já estou em conversa e alinhando os detalhes de um projeto que vai me deixar muito feliz. Espero que o público também fique.”

Leia a seguir a entrevista que RG fez com Renata.

Como é para você depois de tanto tempo voltar à passarela?

O frio na barriga a gente nunca perde, mas estar nas passarelas novamente é mágico. Pode parecer clichê, mas me sinto em casa, foram muitos anos desfilando pelo mundo afora. E poder voltar às passarelas da SPFW, ainda mais depois de quase dois anos com as passarelas do mundo paradas por conta da pandemia, traz uma sensação de recomeço. Acho importante estarmos nesta retomada do SPFW, mostrar nosso apoio ao evento e à moda brasileira.

Renata Kuerten – Foto: Gabriel Bertoncel

Como surgiram os convites para esta edição do SPFW?

Sempre acontecem bem próximo ao evento. Os organizadores entram em contato com o meu agente e acertam todos os detalhes. Eu me orgulho de fazer parte da história do SPFW, já perdi o número de desfiles que fiz no evento. É o momento para revermos pessoas que só encontramos nesta época, colocar o papo em dia, trocar experiências. Agora nesta retomada certamente teremos muito sobre o que falar.

Estava com saudade de desfilar?

Muita, acredito que todos nós estávamos com saudades de fazer aquilo que temos paixão em fazer. E voltar para as passarelas é sempre uma realização pessoal muito grande.

Agora com boa parte da população adulta já vacinada com as duas doses, nos sentimos mais seguros para participar dos eventos presenciais. Ainda assim, todas as medidas orientadas pela vigilância sanitária estão sendo seguidas à risca. Nos backstages existe uma área onde se pode comer, todos devem utilizar as máscaras de proteção, apenas as pessoas necessárias devem estar no mesmo local… Senti que existe um sentimento de alegria do setor da moda em estarmos de volta.

Como você avalia o atual momento da moda brasileira?

A moda brasileira esbanja criatividade e talento, muita gente boa está chegando. O line-up desta edição trouxe novos nomes, jovens que estão atentos ao novo momento da moda e da sociedade.  Acho que isso é que é o bonito da moda: conseguir ser uma espécie de espelho criativo da sociedade. Porque é preciso criatividade para driblar todas as dificuldades que temos enfrentado.

Qual seu estilo de se vestir no dia a dia?

Gosto muito de conforto e coloco o que me sinto bem. Óbvio que dependendo das ocasiões damos aquela caprichada no look, mas quem não ama um jeans básico? Eu tenho um estilo básico, mas também gosto de uma produção elaborada quando a ocasião pede um dress code mais “bafo”. O Dudu Farias tá sempre me ajudando nisso, além de ser meu stylist, ele é um amigo muito querido.

Quais são seus próximos projetos?

Olha não posso entregar muito. Ano que vem certamente vem novidades por aí! Já estou em conversa e alinhando os detalhes de um projeto que vai me deixar muito feliz. Espero que o público também fique. No mais, foi um prazer enorme desfilar no SPFW e no último sábado ter desfilado para o Dudu Farias.

Renata Kuerten – Foto: Gabriel Bertoncel

Vai continuar modelando?

Acho que nunca vou deixar de ser modelo. A moda é a minha base, mesmo que eu transite por outras áreas, o background será a moda. Tudo o que eu faço leva algo de moda. Na televisão a profissão tem me ajudado a me relacionar com a câmera, na postura física, a entender um pouco de iluminação, posicionamento… A moda é de onde eu vim, está no meu DNA.

Mais de Moda