Top

5ª edição Brasil Eco Fashion Week traz à tona importância do ecossistema global

Catarina Mina, Mestra Raimundinha Canaã – Foto: Divulgação

Evento de moda, inovação e sustentabilidade, o 5º Brasil Eco Fashion Week (BEFW) – Ecossistemas Globais, começa no próximo nesta quinta-feira (24.09) e segue até 30 de setembro. A programação online terá mais de 50 atividades, entre painéis de conversa, workshop de práticas manuais e os desfiles que nesta edição acontecem no formato fashion films. Além disso, 60 marcas farão parte do showroom BEFW, espaço para a venda de produtos de vestuário, calçados e acessórios. Em 2021 o BEFW tem o patrocínio master da Lojas Renner e do Mercado Livre, além do patrocínio do Sebrae Nacional e co-patrocínio da Vert Shoes e Fundação Hering.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Os desfiles do 5º BEFW acontecem no formato Fashion Films. Os vídeos das 18 marcas que se apresentam nesta edição serão exibidos entre os dias 26 e 30 de setembro.

Libertees – Foto: Henrique Gualtieri

Lembrando que o 5º BEFW acontece em simultâneo com a edição especial BEFW Milão, iniciativa que nos dias 24 e 25 de setembro leva oito marcas brasileiras com foco em sustentabilidade para desfiles presenciais e showroom na Milano Fashion Week, semana oficial de moda de Milão, na Itália que vai até 27 de setembro.

Há cinco anos criando um ambiente para gerar negócios, oferecer conteúdos especializados e contribuindo para o fomento de boas práticas de responsabilidade social, ambiental, econômico e cultural, o BEFW vem mobilizando o ecossistema da moda sustentável no Brasil. E na 5ª edição, o evento mantém seu propósito de impulsionar a indústria têxtil por meio de suas conexões discutindo e fomentando iniciativas locais pautadas pela Economia Criativa que contribuem e impactam significativamente a vida no Planeta por meio de “Ecossistemas Globais”.

Catarina Mina – Foto: Divulgação

Vale lembrar que 2021 é o Ano Internacional da Economia Criativa para o Desenvolvimento Sustentável. E não à toa a ONU (Organização das Nações Unidas) escolheu essa temática para dedicar suas ações, após um 2020 extremamente desafiador em função da pandemia de Covid-19 que atravessou o Planeta.

Diante da crise sanitária mundial, propomos na 4ª edição do Brasil Eco Fashion Week o tema “Conectar para Regenerar: Moda e Planeta”, mas para a edição que se aproxima queremos reforçar que só será possível conectar para regenerar, só atingiremos metas importantes e estabelecidas pelos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), se começarmos a enxergar e pensar como um ecossistema global.

Para dar início à programação dos painéis de conversa do 5º BEFW, a Coordenadora de Cultura da Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação e Cultura) no Brasil, Isabel de Paula irá palestrar na abertura sobre o tema “Objetivos Comuns no Ano Internacional da Economia Criativa”. Há 18 anos na Unesco, Isabel é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pós-graduada em Gestão Política Cultural pela Universidade Girona (Espanha) e tem mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília (UnB).

Outro destaque da programação é Cláudio Nascimento, Diretor de Transformação Digital na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (SECTI/PE). Com larga experiência como gestor público, articula ações públicas e privadas com um olhar transversal, em prol do desenvolvimento criativo, econômico e social em Olinda, Recife e nos estados da Amazônia Legal, onde é especialista em ODS e advocacy pela agenda 2030 da ONU. Apoiador do Marco Pernambucano da Moda, cofundador do Laboratório de Experiências em Desenvolvimento Territorial, Lab Griô.

Wendyel Borin – Foto: Divulgação

Além destes convidados, o 5º BEFW vai contar ainda com a participação de Alison Gwilt, autora do livro “Moda Sustentável: Um Guia Prático” e pesquisadora e professora na Universidade de New South Wales, na Austrália, a mexicana Carmen Gama, gerente de projeto e produção da Eileen Fisher Renew e cofundadora da Make Aneew, o austríaco Hannes Schoenegger, cofundador e CEO da QWSTION e Bananatex, Juha Salmela, CTO e cofundadora da startup filandesa Spinnova, Dr. James Vreeland, fundador da empresa peruana Naturtex, os brasileiros Marenilson Batista, pesquisador na Embrapa Algodão, Priscilla Hauffe, gerente comercial na Ecocert e Sioduhi Piratapuya, fundador e diretor criativo da Sioduhi Studio, entre outros importantes nomes da indústria da moda com foco em sustentabilidade.

Mais de Moda