Top

Jeans mom ou skinny? Daniele Guelfi ensina como montar looks 

Foto: Divulgação

Se por muitos anos a calça colada ao corpo, valorizando as curvas, foi tida como a peça essencial do guarda-roupa, a geração Z – nascidos entre 1995 e 2010- colocou essa tendência na caixa de “reprovados”. Mais preocupados em ser do que em parecer, essa geração prefere os jeans oversized como os encontrados nos modelos mom, wide leg e baggy.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O alargamento dos jeans já vinha acontecendo desde as últimas coleções apresentadas nas semanas de moda, mas se reafirma como uma tendência. A Channel, inclusive, usou e abusou desse corte na coleção cruise 2021/22. Influenciadora de moda e lifestyle eleita uma das Top 30 bloggers in San Francisco/CA pela revista “Soeleish San Francisco Magazine”, Daniele Guelfi afirma que isso, no entanto, não quer dizer que a calça skinny precise ser aposentada.

“Nos anos 2000, a calça colada era sinônimo de subversividade ao se afastar das roupas que eram usadas pelas nossas mães. Hoje, o que acontece é justamente o mesmo movimento: a moda busca se afastar das tendências da geração anterior, sendo os modelos mais largos os mais aceitos pelos jovens”, comenta.

O fato de as calças mais justas não serem tão confortáveis, bem como não muito aceitas por todos os biotipos, faz com que os modelos largos tragam mais segurança, estilo e conforto para quem veste.

“Ao contrário do jeans skinny, que é uma única modelagem que antes era tido como universal, as calças largas possuem uma infinidade de modelos, o que a torna mais democrática. Quem gosta de modelos mais folgados, mas que ainda assim desenhe a silhueta, pode optar por um mom jeans. Já que gostam de calças que não delimitam o corpo de forma alguma podem aderir às wide leg”, diz ela, que comenta que esse tipo de calça também não é delimitado para uma faixa etária, se adequando tanto para as mais jovens quanto para as mulheres maduras.

Wide Leg

Para quem gosta de uma pegada mais jovial, mas com equilíbrio, a influenciadora aponta que a combinação da wide leg com um cropped com amarração é certeira. “A manga longa bufante ajuda a trazer equilíbrio para a composição, assim como a calça reta e sem demarcação de curvas traz uma atmosfera mais descolada e autêntica para o look. O tênis complementa com conforto, mas botas e saltos também são bem-vindos”, comenta Daniele, que diz ainda que a blusa cropped pode ser substituída por uma camiseta básica ou um modelo que cubra a barriga.

Mom jeans

Já a mom jeans, ou calça de mãe, possui uma pegada clássica e moderna ao mesmo tempo. “Você pode usar esse modelo tanto com um salto fino e blusa social para uma composição de trabalho, quanto com uma t-shit para visuais mais leves”, ensina.

Mais de Moda