Top

Brasil Eco Fashion apresenta oito marcas brasileiras na semana de moda de Milão

Enéas Neto – Foto: Agência Fotosite @agfotosite)

A primeira Semana de Moda da América Latina dedicada exclusivamente à indústria da moda sustentável – a Brasil Eco Fashion Week – BEFW – rompe fronteiras e realiza sua quinta edição nos dias 24 e 25 de setembro de 2021 no Jardim Botânico de Brera, em Milão, na Itália. O evento acontece durante a Milan Fashion Week em parceria com a Fashion Vibes.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A BEFW apresenta iniciativas sociais, ambientais e de inovação têxtil da indústria brasileira que estão percorrendo o caminho sustentabilidade na moda. A plataforma pretende posicionar oito marcas e estilistas no mercado internacional promovendo desfiles e showroom durante a Milan Fashion Week, considerada uma das mais importantes vitrines de moda do mundo.

Fundada em 2017, a BEFW tornou-se referência como semana de moda e oportunidade de apresentar uma notável diversidade de matérias-primas e promover diálogos corporativos sobre processos produtivos com uso de novas tecnologias. “Além de dar visibilidade para as marcas de moda socialmente responsáveis do Brasil, a ideia do nosso evento a cada ano é fazer um debate aprofundado, distribuir informação, propor novos modelos de negócio com adoção de práticas éticas e responsáveis na indústria têxtil e nos mercados da moda”, explica Rafael Moraes, diretor executivo do evento.

Entre 2017 e 2020 o BEFW desempenhou um papel importante ao reunir 150 marcas de roupas, calçados, acessórios, além de fornecedores de insumos e soluções circulares (reduzir, reutilizar e reciclar) e têxteis inovadores para desenvolvimento de novos produtos. Entre palestras e workshops, envolveu falantes nacionais e internacionais da indústria da moda sustentável, um setor que deve crescer US$ 9,81 bilhões em 2025. Em 2030, esse número deve chegar a US$ 15,17 bilhões, de acordo com relatório da The Business Research Company.

Dona Rufina – Foto: Divulgação

Para Yulia Palchykova, diretora do Fashion Vibes, realizadora da mostra BEFW em Milão, a criatividade da moda brasileira deve chamar a atenção do mercado internacional. “O Brasil é rico em matérias-primas, mas também em criatividade baseada na diversidade cultural. É um País com visão única de mundo e nosso objetivo é evidenciar o desenvolvimento nesta direção, promovendo designers que valorizam em suas coleções as suas raízes, a sua cultura e incrível energia”, disse.

Em setembro de 2021 a BEFW chega à Milan Fashion Week com o objetivo de expor produtos, conteúdo conceitual e narrativas de uma moda limpa, justa e inclusiva, onde todas as marcas apresentadas têm compromisso de gerar desenvolvimento social e econômico em suas comunidades. “Moda sustentável vai além de minimizar impacto ambiental. Impõe postura ética na cadeia de suprimentos. O conceito é projetar e fabricar produtos cuidando das pessoas envolvidas. Sem compromisso social, não faz sentido esta denominação”, ressalta Moraes.

Mais de Moda