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Para aumentar o alcance e a influência, grandes marcas investem em parcerias com celebridades

Foto: Divulgação/Istock

Cada vez mais, a indústria da moda busca novas possibilidades de ampliar o seu alcance e de inovar a divulgação de suas novas coleções através das estratégias de marketing. Trabalhar de forma personalizada, com roupas exclusivas, modelitos que sejam formas de expressão de ideais e sentimentos e, por fim, atrelar o nome da sua marca a uma celebridade são algumas das tendências que podem ajudar a impactar e engajar o público.

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Além de falar do universo fashion, ter uma coleção associada ao lançamento de um álbum musical, filme ou algum outro projeto envolvendo os grandes nomes da mídia criam ideais de autoafirmação e de estilos de vida, ou seja, a ideia de que em nossa sociedade existem estilos de se viver e consumir, e essas relações são permeadas pelas músicas, seja pela influência de celebridades ou influencers.

“O artista tem de representar os ideais da marca, onde quer chegar, como conquistar cada vez mais o público e atrair novos olhares. Como é uma campanha publicitária com figuras públicas, as marcas tendem a filtrar quem será o porta-voz, e uma escolha errada pode resultar em perda significativa no lucro”, conta Mariana Barros, profissional de marketing que fez parte da campanha da Lacoste com Bruno Mars.

É nesse sentido que estilistas e marcas de grife são motivados a utilizar artistas para personificar suas coleções, através de collabs. “Apesar de os produtos serem caros, o público de cada marca investe em ter algo único criado pelo artista que acompanha. Os artistas são outdoors ambulantes, e talvez nem todos saibam o poder de influência que têm”, diz Mariana.

O ponto-chave das collabs é a união de forças entre as personalidades que são influentes e a reputação, confiabilidade e autenticidade das grandes marcas. No caso da moda de luxo, trazer artistas para protagonizar as suas campanhas é uma forma de não só aumentar o volume de vendas, mas também, e principalmente, gerar comentários e pautas na agenda social.

O objetivo central das marcas é a busca por rostos relevantes e emblemáticos, com personalidade, para aproximar a indústria do mercado pop e, consequentemente, dos jovens clientes. E, caso você consuma moda e/ou música, a notícia é: você tem tudo a ver com isso. Veja algumas das parcerias entre o mundo fashion e as celebridades que marcaram os últimos anos.

Lacoste e Bruno Mars

Sob o alter ego de Ricky Regal, o cantor Bruno Mars se juntou à marca francesa fundada por René Lacoste para apresentar uma coleção que traz a estética de décadas passadas e a identidade do cantor em vestuários e acessórios.

“O Bruno foi escolhido para representar um novo momento da marca, pois é um dos maiores artistas da geração, e sua ligação com a moda é muito marcante! Ele representa o estilo Lacoste, com a sua elegância, versatilidade e genialidade. Além de muito talentoso, quis criar uma persona para a coleção, por isso o nome Ricky Regal”, conta Mariana.

Com cores fortes, muitas estampas e tecidos variados, as peças mesclam o luxo com a marca da Lacoste: as peças mais esportivas. O grande sucesso do lançamento se deu pelo fato da marca atrelar a coleção ao novo álbum do cantor, o “Silk Sonic”. No Brasil, a campanha teve um grande sucesso e fez com que a parceria fosse muito comentada na mídia e nas redes sociais.

Gucci e Harry Styles

O cantor Harry Styles consolidou uma parceria tão forte com a empresa que hoje em dia o britânico se tornou embaixador e ícone da Gucci. O fato de o artista estar sempre com roupas e acessórios da marca fez com que o público passasse a associá-lo diretamente às coleções  que os estilistas da brand italiana propõem. A consolidação é tão forte que gera uma aproximação maior da Gucci com diversas gerações, como Millennial e Z.

Adidas e Beyoncé

A diva do pop Beyoncé também realizou uma collab de sucesso entre a sua marca de roupas esportivas Ivy Park e a empresa. Com coleções de roupas e tênis Adidas masculino, feminino e infantil, a paleta de cores monocromática e as modelagens mais focadas no street style são capazes de gerar uma identificação com o público muito rápida, fomentando o engajamento. Outro ponto de destaque da coleção é a abrangência de tamanhos, se constituindo como moda all sizes.

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