Top

Estilo e comportamento: como prezar pela sua imagem profissional?

Foto: Divulgação/Istock

Ter uma aparência profissional é importante para causar uma boa primeira impressão na entrevista de emprego e conseguir aquela vaga desejada, mas também é algo que deve ser incorporado ao seu dia a dia no ambiente de trabalho. A maneira como você se porta e se veste diz muito sobre a sua conduta profissional, além de ser algo em que seus colegas e superiores – ou seus clientes – vão se basear para julgá-la.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Não importa se você é secretária, balconista ou CEO de uma empresa, buscando emprego no RJ ou trabalhando em SP, vai estar sempre em contato com outras pessoas e deve seguir regras de etiqueta. Obviamente, a qualidade do trabalho é a coisa mais importante, mas outros aspectos, como o comportamento ao relacionar-se com outros, também contribuem para a imagem profissional ser boa.

Mais do que vestir-se apropriadamente e ter uma boa aparência, a imagem profissional também abrange linguagem corporal e comunicação verbal. Vejamos a seguir como cada uma delas conta para a sua boa reputação profissional.

Vestimenta

Cada empresa tem um conjunto diferente de regras, e o dress code faz parte delas. Embora algumas instituições deem liberdade de escolha sobre o que você prefere usar, não se esqueça de que você está em um ambiente profissional. As roupas que usamos dependem do ambiente em que trabalhamos, então dê uma olhada no que seus colegas estão vestindo. Se eles estão todos vestidos em trajes formais e você está usando peças mais despojadas, talvez seja hora de avaliar o seu guarda-roupa de trabalho.

Boa aparência

A aparência é tão importante para a sua boa imagem profissional quanto a roupa que você usa. Isso significa lavar e pentear regularmente o cabelo, usar produtos de higiene pessoal, manter as unhas limpas e bem-cuidadas, dentre outros cuidados. Mas atenção: não se deve abusar da maquiagem e do perfume. Dependendo da natureza do seu trabalho, podem ter algumas especificações sobre o dress code da empresa.

Linguagem corporal e comunicação verbal

Oferecer um sorriso e manter contato visual é muito importante – não importa o tipo de reunião ou entrevista na qual você vai participar. Preste atenção a sua postura e a seus gestos, evite tocar as pessoas, não invada o espaço pessoal de outrem. Mostre interesse, escute atentamente e seja respeitoso. Ao falar, demonstre confiança. Preste atenção à gramática, ao vocabulário e tom de voz, e nunca se esqueça de dizer “obrigada”.

Mais de Moda