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Brasil Eco Fashion apresenta marcas brasileiras na semana de moda de Milão

Helena Pontes – Foto: Marcelo Soubhia/Agência Fotosite

O Brasil Eco Fashion, plataforma de moda sustentável, realiza dois eventos simultâneos com desfiles presenciais de 8 marcas na Itália e 20 fashion films na 5ª edição brasileira. A iniciativa pioneira levará um grupo de marcas para apresentação de produtos e desfiles entre os dias 24 e 25 de setembro em uma das mais importantes vitrines de moda do mundo – a semana de moda de Milão.

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O objetivo é posicionar as marcas brasileiras de moda sustentável no mercado internacional. O avanço é da Brasil Eco Fashion, plataforma aliada de quem ousa empreender no segmento de moda ética e responsável no País. Entre as ações de consultoria, apoio e capacitação, promove desde 2017 o evento anual Brasil Eco Fashion Week – BEFW – com desfiles, showroom, workshops e rodada de negócios.

Nuz – Foto: Marcelo Soubhia/Agência Fotosite

“O BEFW já vem realizando rodadas de negócios com compradores internacionais desde a 2ª edição. O crescente interesse trouxe para nós a oportunidade de apresentar algumas marcas e afirmar que o Brasil é referência internacional em moda sustentável”, explica Rafael Morais, diretor executivo do evento.

A edição em Milão é presencial e ocorre em dois dias de showroom para compradores sendo um dia também dedicado a desfiles para convidados e para a imprensa. “Esta é a primeira versão do evento fora do País e deve acontecer de forma simultânea com a 5ª edição online no Brasil, que será um evento em formato digital (físico e digital)”, diz Morais.

Leandro Castro – Foto: Marcelo Soubhia/Agência Fotosite

De acordo com Yulia Palchykova, diretora do Fashion Vibes, realizadora da mostra BEFW em Milão, a criatividade da moda brasileira deve chamar a atenção do mercado internacional que tem dado ênfase para a sustentabilidade em oposição ao fast fashion. “O Brasil é rico em matérias-primas, mas também em criatividade baseada na diversidade cultural. É um país com visão única de mundo e nosso objetivo é evidenciar o desenvolvimento nesta direção, promovendo designers que valorizam em suas coleções as suas raízes, a sua cultura e incrível energia.”

Participam da edição BEFW na Milão Fashion Week as marcas Natural Cotton Color, Helena Pontes, Catarina Mina, Ricco Bracco, Enéas Neto, Libertees, KF Branding collab com Woolmay Mayden e Dona Rufina. As marcas apresentam inovações da indústria têxtil com tecidos inéditos de fibras naturais como o denim com cor, mas sem tingimento. Trata-se do algodão colorido da Paraíba, que já nasce em tons de bege, marrom e verde e tem certificação internacional de produto orgânico. Há também tecidos que abordam conceitos de economia circular feitos com algodão e resíduos de linho em fusão com a seda do Vale da Seda, no Paraná, além de acessórios produzidos com borracha vegetal.

Também serão apresentadas técnicas artesanais tradicionais realizadas em arranjos produtivos em sete estados brasileiros, como a renda de bilro desenvolvida por comunidades no Ceará, inovações em renda renascença realizadas no Cariri paraibano, a lã naturalmente colorida por associação de mulheres do Rio Grande do Sul, os bordados produzidos em associações de artesãs no Distrito Federal e as estamparias criadas com tingimento natural em Minas Gerais, além de produtos feitos em teares manuais em Pernambuco.

Natural Cotton Color -Foto: Marcelo Soubhia/Agência Fotosite

A plataforma Brasil Eco Fashion já vem trabalhando na capacitação das empresas para atuarem na exportação. “O treinamento é feito internamente e tem a contribuição das marcas participantes com experiência em negócios internacionais”, afirma Morais.

A realização da BEFW durante a Semana de Moda de Milão é feita em parceria com a Associação Brasileira da Moda Sustentável – Abrimos. A entidade, criada em 2020, reúne empresas deste importante setor da economia criativa orientadas pela sustentabilidade ambiental, social, econômica e cultural. A 5ª edição digital do BEFW já conta com parcerias importantes, que vêm se consolidando desde as edições anteriores, como o patrocínio Master da Renner e do Mercado Livre, e co-patrocínio da Vert Shoes, além da parceria desde a 1ª edição com a Unibes Cultural.

Catarina Mina – Foto: Marcelo Soubhia/Agência Fotosite

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