Top

Moda plus size: além de roupas, os sapatos também precisam ser diversos

Filipi Sant’Anna – Foto: Divulgação

Mesmo com a variedade atual das roupas disponíveis no mercado, as mulheres plus size ainda sentem dificuldades na hora da compra quando o assunto é sapatos. Encontrar o calçado ideal costuma ser um desafio porque, assim como as peças que compõem o look, esse item também precisa corresponder aos tamanhos maiores de numeração com estilo e conforto.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Quando pensamos no mercado plus size, é comum vir à nossa mente apenas peças de roupa mais largas. Mas a moda plus não se resume a isso. Afinal, quem usa tamanhos grandes também procura por sapatos e acessórios específicos para o formato de seu corpo”, afirma Filipi Sant’Anna, empresário e criador da Soul Calçados.

O problema é que, dentro deste departamento, a questão ainda não é explorada da forma apropriada pelas marcas do setor. “A maioria das lojas de jóias e bijuterias, por exemplo, não vende colares que servem em mulheres que não têm o pescoço fino. No caso das bolsas, as alças geralmente são curtas para quem tem costas largas e seios grandes, assim como são raros os cintos para corpos maiores”, explica. O setor de calçados, segundo Sant’Anna, reflete a mesma realidade.

”As mulheres com pés maiores acabam recorrendo à seção masculina das lojas para encontrar modelos com sua numeração e isso acaba reduzindo muito o poder de escolha”, reflete. “No fim, calçam tênis mais básicos porque, aparentemente, é a única opção possível.”

Foto: Divulgação

Pensando em mudar esse cenário, Sant’Anna decidiu produzir sapatos com numeração especial – indo do 33 (para também incluir quem possui pé pequeno) ao 43. De acordo com ele, a prioridade para essas mulheres no que se refere a sapatos é conforto e estabilidade no momento do uso.

“Também é o caso das gestantes. Elas costumam optar por modelos geométricos e com reforço duplo na base, que oferecem mais sustentação. Diferente do salto agulha, a opção geométrica estabiliza melhor o peso. Vale lembrar que, com o decorrer do dia, os pés podem ficar inchados com calçados desconfortáveis. Por conta disso, é importante utilizar versões que dão mais segurança e relaxamento”, aponta.

Outra queixa comum entre as pessoas plus size é ligada à falta de variedade de sapatos. Porém, o público plus representa uma boa parcela dos consumidores e, de acordo com o profissional, merecem fazer parte do mundo da moda em sua totalidade.

“Assim como qualquer consumidor, a mulher plus size quer um sapato diferente, deseja experimentar as tendências da moda e estar atualizada em relação às trends. Portanto, é essencial que existam sapatilhas e rasteirinhas, tidas como opções femininas confortáveis, mas também scarpin, mocassim, sandália, bota, mule, coturno e várias outras categorias, sempre nesse estilo mais comfy”, afirma.

Foto: Divulgação

Um dos modelos que estão bombando entre as mulheres plus size é o salto retangular. “Nos saltos baixos, o retangular com dois centímetros é versátil e pode ser usado em todas as ocasiões. Os tamancos e anabelas também estão sendo super procurados”, aponta Sant’Anna.

O avanço e a rapidez de consumir produtos, acelerados pelas vendas online na pandemia, estão fazendo com que as marcas olhem com mais atenção para as minorias. O empresário enxerga essa mudança de comportamento e expansão de mercado com bons olhos.

“Depois de anos sofrendo para encontrar peças de roupa, sapatos e acessórios do tamanho adequado, é ótimo que essas consumidoras finalmente possam se vestir de acordo com o que gostam. Para as empresas também é um ponto positivo, pois, a partir dessa adaptação, conseguem alcançar um público amplo, exigente e ávido por novidades. Todo mundo sai ganhando”, conclui.

Foto: Divulgação

Mais de Moda