Top

Perfil: a moda como ferramenta para empoderar mulheres

Camila Cavalcante – Foto: Divulgação

Gostar da própria aparência é de fundamental importância para fortalecer o aspecto emocional e conseguir enfrentar com mais disposição as dificuldades que a vida costuma impor. Num período marcado por enfermidades, Camila Cavalcante descobriu que o cuidar do visual (com um belo penteado, uma maquiagem suave e uma traje elegante) tornava mais leve o fardo que tinha de carregar. Sua paixão pela moda e a vontade de auxiliar as pessoas fizeram com que ela se tornasse consultora de imagem, coach de estilo e analista comportamental, e abrisse a Escola de Moda Cá Cavalcante, da qual é CEO e formadora.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

De início, os planos de Camila eram estudar moda a fim de se tornar estilista. Uma doença, porém, fez com que ela fizesse uma pequena mudança de rota, e decidisse atuar na área de consultoria. Diagnosticada com lúpus, Camila precisou, por conta da doença autoimune, passar por nove cirurgias em um período de apenas um ano. Além disso, nesta época, foi diagnosticada com diversas doenças crônicas. “Eu fazia uma maratona diária, indo em consultórios, fazendo exames e precisava ser forte para enfrentar esse momento tão difícil”, relata.

A maneira encontrada por Camila para tornar sua jornada mais leve foi cuidar da aparência. “Eu não podia controlar os diagnósticos, a necessidade das cirurgias, nem o medo, mas me sentir mais bonita ao me olhar no espelho era um problema que eu conseguia resolver naquele momento”, conta. A consultora de imagem afirma que cuidar do seu exterior em uma fase tão complicada foi imprescindível para fortalecer o seu interior, facilitando o processo de aceitação da doença e recuperação da saúde.

Camila sempre acreditou que o modo como as pessoas se vestem é uma forma de mostrar ao mundo quem elas são. “Sem dúvida nenhuma é o caminho mais fácil para sentir-se confortável e confiante com a própria imagem”, enfatiza. Mas no período de convalescença sentiu na carne que roupas e acessórios são ferramentas poderosas para o fortalecimento da autoestima. “Pensar no que vestimos e como nos sentimos bem com isso, ao contrário do que muitos pensam, não é algo superficial, fútil, e, sim, um ato de amor para consigo mesmo”, diz.

Experimentar em si mesma o poder de transformação e fortalecimento da moda deu à Camila a certeza de que deveria ajudar mais mulheres a se empoderarem nesse sentido.  Decidiu então trilhar o caminho da consultoria de imagem, profissão que assessora clientes sobre aparência, comportamento e comunicação, para que atinjam autenticidade, autoconfiança e credibilidade. Sua paixão pela moda, seu senso estético criativo instintivo e natural, e sua vontade de ajudar, necessitavam de embasamento teórico, o que Camila conseguiu por meio de formações no exterior. Camila mora em Portimão, Portugal há 13 anos. Na Escola de Moda de Lisboa certificou-se como consultora de imagem e stylist, com especialização em cool hunting e tendências. Com a criadora do Método Sete Estilos Universais, Alice Parsons, formou-se consultora Universal Style Certify, adquirindo certificados nível 1 e 2. Já pela UIC University conquistou os títulos de analista comportamental e coach internacional.

À medida que atuava como consultora e constatava o impacto que seu trabalho causava em sua clientela, Camila sentia despertar em si a vontade de compartilhar com o mundo sua visão sobre a moda e a importância que sentir-se elegante e bonita exerce na vida das pessoas. Por isso criou, em 2013, o blog Estilo a Qualquer Custo, que em 2017 foi considerado um dos seis blogs mais influentes do Brasil. Essa iniciativa faria com que, algum tempo mais tarde, Camila se aventurasse como youtuber em um canal com o mesmo nome.

Mas não bastava apenas difundir informações e conhecimento, era preciso criar um ciclo virtuoso de transformação de vidas. Para isso, Camila resolveu fundar, em 2017, a Escola de Moda Cá Cavalcante, com o intuito de formar novos consultores de imagem e estilo, mas também atender às necessidade de todos que amam a moda e consomem este conhecimento para si mesmos.

A instituição oferece, por exemplo, o workshop “Superando o medo de errar no look” a mulheres que desejam apenas ser mais conscientes e seguras na hora de se vestirem, para se sentirem mais bonitas, melhorar a autoestima e enfrenando os desafios da vida, tal como fez a própria Camila quando foi diagnostica com lúpus. Nesta modalidade de curso, as alunas aprendem, entre outros temas, sobre o poder da imagem, a importância da autoconhecimento para definição do estilo pessoal e, também, recebem dicas práticas de como utilizar as peças do seu guarda-roupa de maneira versátil, harmonizando cores.

Alguns módulos do workshop fornecem informações valiosas a quem não possui muito dinheiro para gastar com roupas e não apresenta uma extensa quantidade de peças à disposição no armário, o que destaca ainda mais a dimensão social da Escola Cá Cavalcante. Por exemplo, no módulo “Estimulando a criatividade”, são disponibilizadas técnicas e dicas de montagem de looks, para auxiliar a fazer muito com pouco; e no módulo “Consumo consciente”, os alunos são orientados quando e como comprarem para não adquirem itens supérfluos, que têm muitas chances de ficar encostados.

Camila sabe que olhar-se no espelho e sentir-se bonita causa um efeito transformador na autoestima das mulheres e acredita que essa sensação deva ser comum a todas as pessoas e não apenas àquelas com poder aquisitivo maior. Nesse sentido, a escola direciona sua atenção também para quem não consegue comprar a roupa de grife, mostrando que é possível se vestir bem com poucos recursos. Afinal, a proposta de Camila ao criar a escola sempre foi democratizar o conhecimento sobre a relação entre moda e empoderamento feminino.

Já o curso profissionalizante tem o intuito de ampliar o mercado, formando novas consultoras de imagens. Voltado tanto para profissionais da moda como para iniciantes, o curso apresenta 15 módulos, que abrangem diversos temas, desde a apresentação do mercado de consultoria de imagem e estilo, passando pela história da moda, até como construir sua marca empreender em redes sociais. O objetivo vem sendo cumprido de maneira competente. Até o momento, são 720 consultoras formadas, em mais de oito países. E mais vem por aí, pois a escola já tem cerca de 1.300 alunos inscritos para os próximos cursos. A explicação para ultrapassar as barreiras geográficas reside no fato de que as aulas e os materiais didáticos são disponibilizados de forma totalmente online.

“Por meio da minha experiência, eu pude perceber o quanto as dores do mundo feminino vão além das roupas e como ainda falta informação de qualidade que realmente seja capaz de libertar todas as mulheres de uma autoimagem negativa, que limita e impossibilita a grande maioria de serem plenas”, destaca Camila. A Escola de Moda Cá Cavalcante surgiu também com o intuito de preencher essa lacuna, formando profissionais que contribuam com informações relevantes sobre como o cuidado com a imagem é essencial no fortalecimento das mulheres para que elas possam conquistar tudo que almejam em suas vidas. “Desenvolver o estilo pessoal é o caminho para ser de fato plena, para se ter coragem e também orgulho de quem, realmente, você é”, afirma.

Mais de Moda