Top

Casaco acolchoado: conheça a nova tendência de inverno 

Foto: Divulgação

Confortáveis e estilosos, os casacos acolchoados – conhecidos no exterior como puffer jackets – não são totalmente novos nas coleções de inverno, mas estão aparecendo com cada vez mais força nas últimas temporadas.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Desfiles de grifes como Chanel, Alexander McQueen, Fendi, Burberry, Salvatore Ferragamo, Hermès, e principalmente a marca Moncler, com seus famosos casacos acolchoados de todos os modelos e cores, apresentam a peça como um item de moda mais atual do que nunca. A modelo Marília Falkenberg é fã das puffer jackets e enxerga que a tendência teve influência direta da pandemia do coronavírus em nosso cotidiano.

“O motivo desse sucesso vai além da sua proteção contra o frio. Com os tempos de pandemia, quarentena e lockdown, os enchimentos do casaco funcionam como um edredom e nos trazem a sensação de levarmos a casa para a rua. É mais do que apenas um conforto físico”, explica.

Foto: Divulgação

“É uma versão de casaco que até bem pouco tempo atrás era considerada cafona e um modelo que não valorizava o corpo. A ideia da silhueta aumentada, que veio com a trend das roupas confortáveis, fez com que ela ressurgisse de uma forma fashion e não apenas como mais um tipo de proteção para dias frios”, destaca a modelo. “Costumo usar bastante, até porque ele aquece bem o corpo.”

Criado na década de 30 pelo americano Eddie Bauer, o casaco acolchoado foi inicialmente pensado para o guarda-roupa de homens que praticavam esportes na neve. Com o passar do tempo, alguns estilistas perceberam a aceitação do modelo e recriaram versões mais fashionistas e luxuosas. Ela ficou marcante na cultura pop em forma de colete, usada pelo personagem Marty McFly, no filme clássico dos anos 1980 “De Volta Para o Futuro”.

Desde então, a volumosa peça continua aparecendo com sua estrutura acolchoada, sendo geralmente feita de nylon ou fibras sintéticas, mas sempre com novas releituras.

“As modelagens dessa estação são mais puxadas para o oversized e possuem acabamentos diferenciados, como o efeito glossy. Os que estão mais em alta são os da tradicional Moncler, que vem em vários cortes: cropped, normais ou um pouco mais compridos”, aponta Marília.

Foto: Divulgação

“Entre os tons, o rosa e o prateado são super populares, mas existem diversas opções, desde as mais discretas às mais chamativas. Apesar disso, a cor preta é a mais vista no mercado.”

A modelo indica diversas maneiras de usar a peça em looks mais básicos ou sofisticados.

“De acordo com cada versão desse casaco, é possível criar diferentes looks, desde algo mais descontraído a algo mais arrumado. Ele deixa a produção mais estilosa, especialmente se for combinada com peças mais trabalhadas, para criar aquele visual hi-lo. Se tiver uma cor forte protagonizando, dá para investir em um outfit monocromático. O contraste do casaco grande com peças de comprimento mini ou produções totalmente oversized também são propostas interessantes”, comenta

Ela descreve o outfit que costuma compor utilizando a puffer jacket. “Meu visual preferido com esse tipo de peça é um conjunto de legging e top, uma bolsa de tamanho pequeno, tênis esportivo ou algo mais casual e casaco (cropped ou normal). Ou um look mais arrumado para sair, t-shirt branca, calça jeans, salto alto e casaco, completando com acessórios e uma bolsa.”

Foto: Divulgação

Mesmo que o clima do Brasil seja mais quente durante o ano, Marília acredita que essa moda vai chegar com tudo no País. “Creio que será uma tendência, principalmente por influencers e fashionistas que seguem as tendências de fora. Uma das maiores influenciadoras do universo fashion é a italiana Chiara Ferragni, que já foi fotografada várias vezes usando a peça, impactando milhões de seguidores por todo o mundo”, avalia.

Mais de Moda