Babi Goulart – Foto: Divulgação
Babi Goulart é mineira, tem 33 anos e vive entre Belo Horizonte e Salvador. A empresária, que é dona da marca de moda L’allume, conta as maiores dificuldades para manter uma marca em pé no Brasil e revela dicas valiosas para quem quer começar a empreender no ramo.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
Para começar, vamos entender um pouco da história dessa mineira que conquistou o mercado da moda há 10 anos. “Nasci no meio de máquinas de costura e com a minha mãe me ‘enfeitando’ com as roupas que ela fazia para mim. Com isso me tornei amante da moda e empreender já estava na minha veia. Me formei em comunicação e me tornei especialista em gestão de negócios e mercado de luxo, e abri a minha primeira empresa no ramo da moda há 10 anos. Hoje sou referência pelo estilo empoderado, alegre e espontâneo que coloco no meu trabalho, e sobretudo por ter um propósito de vida maior: exaltar a autoestima da mulher de forma verdadeira, confiante e com identidade própria. A moda é apenas um canal que eu posso exercer algo que me fascina na vida das mulheres.”
Babi relata as dificuldade para se manter em pé em meio a uma pandemia que tem levado diversas empresas a falência mundo a fora e conta os maiores desafios para quem quer empreender no Brasil:
“Desde o inicio da pandemia, compro o que acredito que as clientes precisam ter para esse momento, que seja algo menos de moda e cada vez mais ligado a sustentabilidade, percebi nesse último ano que não importa a marca que vendo, as clientes querem a nossa curadoria independentemente da marca, pois elas acreditam no que a L’Allume compra. Tenho apostado bastante em peças atemporais, confortáveis e sem deixar de perder o estilo. Sobretudo investindo fortemente em marketing e no site da loja.”
Babi conta quais são os três maiores desafios para empreendedores brasileiros:
– Impostos altos sem nenhuma flexibilização ou ajuda do governo;
– Muitas lojas vendendo o mesmo produto, e com isso aprendi a ter marcas mais exclusivas, que não vendessem para todas as lojas;
– Normalmente quem gosta de moda e vendas não sabe lidar muito bem com dinheiro, a parte financeira, e esse é o ponto alto de todo o negócio – você vai ter que prender a gostar de finanças.
Dicas da empresária para apostar em novo negócio ou sobreviver às dificuldades:
1- Comece pequeno;
2- Entenda de todas as áreas do seu negócio;
3- Gostei do financeiro (já errei muito nisso);
4- Não ligue para nenhuma crítica;
5- O seu negócio PRECISA ter uma persona;
6- A cada acontecimento ruim, pense que está se tornando mais forte (existirão momentos em que essa será sua única opção);
7- Abra mão de muita coisa da vida pessoal por um determinado tempo;
8- Saiba que vai trabalhar no mínimo 12 horas por dia;
9- Empreendedor não tem divisão de CPF e CNPJ. Sua vida pessoal é a profissional e vice-versa. E não tenha vergonha disso, aliás vergonha de nada;
10- Tenha uma boa equipe em sintonia ao seu lado. Sem ela você não chegará a lugar algum;
11- Você vai receber muitos “nãos”. Não desista em nenhum deles;
12- Não acredite em sorte, só em muito trabalho.