Top

Empresária da moda Babi Goulart dá dicas de empreendedorismo

Babi Goulart – Foto: Divulgação

Babi Goulart é mineira, tem 33 anos e vive entre Belo Horizonte e Salvador. A empresária, que é dona da marca de moda L’allume, conta as maiores dificuldades para manter uma marca em pé no Brasil e revela dicas valiosas para quem quer começar a empreender no ramo.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Para começar, vamos entender um pouco da história dessa mineira que conquistou o mercado da moda há 10 anos. “Nasci no meio de máquinas de costura e com a minha mãe me ‘enfeitando’ com as roupas que ela fazia para mim. Com isso me tornei amante da moda e empreender já estava na minha veia. Me formei em comunicação e me tornei especialista em gestão de negócios e mercado de luxo, e abri a minha primeira empresa no ramo da moda há 10 anos. Hoje sou referência pelo estilo empoderado, alegre e espontâneo que coloco no meu trabalho, e sobretudo por ter um propósito de vida maior: exaltar a autoestima da mulher de forma verdadeira, confiante e com identidade própria. A moda é apenas um canal que eu posso exercer algo que me fascina na vida das mulheres.”

Babi relata as dificuldade para se manter em pé em meio a uma pandemia que tem levado diversas empresas a falência mundo a fora e conta os maiores desafios para quem quer empreender no Brasil:

“Desde o inicio da pandemia, compro o que acredito que as clientes precisam ter para esse momento, que seja algo menos de moda e cada vez mais ligado a sustentabilidade, percebi nesse último ano que não importa a marca que vendo, as clientes querem a nossa curadoria independentemente da marca, pois elas acreditam no que a L’Allume compra. Tenho apostado bastante em peças atemporais, confortáveis e sem deixar de perder o estilo. Sobretudo investindo fortemente em marketing e no site da loja.”

Babi conta quais são os três maiores desafios para empreendedores brasileiros:

– Impostos altos sem nenhuma flexibilização ou ajuda do governo;

– Muitas lojas vendendo o mesmo produto, e com isso aprendi a ter marcas mais exclusivas, que não vendessem para todas as lojas;

– Normalmente quem gosta de moda e vendas não sabe lidar muito bem com dinheiro, a parte financeira, e esse é o ponto alto de todo o negócio – você vai ter que prender a gostar de finanças.

Dicas da empresária para apostar em novo negócio ou sobreviver às dificuldades:

1- Comece pequeno;

2- Entenda de todas as áreas do seu negócio;

3- Gostei do financeiro (já errei muito nisso);

4- Não ligue para nenhuma crítica;

5- O seu negócio PRECISA ter uma persona;

6- A cada acontecimento ruim, pense que está se tornando mais forte (existirão momentos em que essa será sua única opção);

7- Abra mão de muita coisa da vida pessoal por um determinado tempo;

8- Saiba que vai trabalhar no mínimo 12 horas por dia;

9- Empreendedor não tem divisão de CPF e CNPJ. Sua vida pessoal é a profissional e vice-versa. E não tenha vergonha disso, aliás vergonha de nada;

10- Tenha uma boa equipe em sintonia ao seu lado. Sem ela você não chegará a lugar algum;

11- Você vai receber muitos “nãos”. Não desista em nenhum deles;

12- Não acredite em sorte, só em muito trabalho.

Mais de Moda