Top

Veja seis dicas para comprar uma peça de luxo seminova por Patricia Barros

Patricia Barros – Foto: Divulgação

Convidamos Patricia Barros, sócia fundadora do Etiqueta Única, maior portal de vendas de seminovos de luxo da América Latina, para dar algumas dicas a serem consideradas no processo de realizar uma compra de peça second hand. Veja a seguir:

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Qualidade da peça

O mais importante é comprar em um lugar que você confie e tenha um detalhamento bem completo sobre o estado real da peça. Assim você consegue ver os detalhes críticos como risco na ferragem, desgastes nas extremidades, entre outros. Com certeza uma bolsa mais conservada vai ter um preço mais alto, por isso eu digo que o importante é o consumidor ter acesso a todas essas informações antes de comprar.

Valor de produto

Uma dica na hora de realizar uma compra de uma peça seminova é fazer uma pesquisa do valor de loja ou até mesmo no site que você estiver comprando ver se tem itens similares que possam valer mais a pena para você financeiramente. Quando optamos em comprar uma peça de segunda mão, quase sempre os valores são muito mais atrativos, isso por que determinadas peças podem ser oferecidas por um valor muito inferior no mercado de second hand, pois o(a) vendedor(a) optou por desapegar por um valor mais atrativo para uma venda mais rápida. Já outros produtos terão valores maiores, considerando seu estado de conservação ou exclusividade da peça.

Outra questão que afeta o preço final dos produtos são os “extras” que podem estar inclusos como dustbag, caixa original, cartão da marca, entre outras, e que podem deixar o preço mais alto. Então, é muito importante fazer uma pesquisa de mercado para checar os diferentes preços e oportunidades de compra dos produtos.

Autenticidade

Lembre-se que todas as marcas possuem características próprias, alguns modelos acompanham códigos internos ou podem contar com cartão de autenticidade. Então, sempre opte por finalizar compras em locais de confiança que disponibilizem o certificado de autenticidade e que tenham uma equipe altamente especializada no assunto, que transmitam segurança e prestem todo suporte no processo de sua compra.

Seleção de peças

Não se esqueça que comprando produtos second hand, um dos grandes benefícios é ter acesso a peças que já não estão mais em loja, de coleções limitadas ou até mesmo exclusivas, sem contar também com modelos clássicos, que podem ser encontrados em uma infinidade de tamanhos, modelos, cores e anos. Então, nossa dica é sempre selecionar uma peça de acordo com o que deseja, considerando que ao adquirir este tipo de artigo de luxo, ele poderá ser valorizado com o passar dos anos, servindo até como investimento financeiro, caso deseje vender futuramente.

Desapegue

O que tornou a compra de seminovos uma tendência foi a necessidade de tornarmos nosso consumo cada vez mais consciente. Por isso, além de comprar peças second hand, também desapegue de produtos do seu guarda-roupa. Nossa dica é sempre que comprar uma peça, tente desapegar de outra ou até mesmo tirar um dia por mês para fazer aquela limpeza no armário. Coloque em circulação aquilo que não usa mais, com certeza servirá de ótimo uso para outra pessoa.

Definir objetivo da compra

Por fim, para que encontre a peça perfeita que deseja, considere os pontos observados e busque por algo que terá uma grande durabilidade. Defina o objetivo da sua compra, se é investimento, se é desejo ou se apenas oportunidade. Dessa forma, sua compra será muito mais certeira e consciente.

Mais de Moda