Top

Conheça o estilo Y2K, que revive a moda dos anos 2000

Foto: Divulgação

Quem acessa as redes sociais com frequência provavelmente se deparou com o estilo Y2K, nova tendência que revive as referências de moda do final dos anos 1990 ao início dos anos 2000. A hashtag #Y2K (“Year 2000”, ou “anos 2000”, em tradução livre) já acumulou mais de 2 bilhões de visualizações nos últimos meses, apenas no TikTok.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A sigla tem a ver com o chamado “bug do milênio”. Na época de transição entre 1999 e 2000, as pessoas tinham medo de que a virada do século desse um pane em todos os sistemas operacionais dos computadores.

Danielle Marion – Foto: @sergio.valenzuelach

A era Y2K é caracterizada por itens como cardigã cropped, jeans cintura baixa, saia plissada, óculos de lente colorida e sapato plataforma. A modelo Danielle Marion comenta a alta da trend e como adotar algumas peças desse estilo no guarda-roupa.

“Existe uma teoria na moda de que tendências costumam voltar com tudo após 20 anos de seu surgimento. É o caso das trends dos anos 2000, que é uma era nostálgica para muitos jovens. São produtos que, atualmente, podem ser encontrados nas lojas e que apresentam uma pegada bem retrô, mas ao mesmo tempo, com uma proposta repaginada”, explica.

Danielle ressalta que nem tudo relacionado à moda Y2K está sendo igual como foi nos anos 2000. “As discussões sobre padrão de beleza se tornaram cada vez mais frequentes nos últimos anos, desmistificando o que viria a ser um corpo bonito. As pessoas estão adaptando a tendência para o contexto atual, montando looks para diversos tipos de corpos e não só o corpo magro, como era no passado. Assim, todo mundo pode curtir”, aponta.

Personalidades como Britney Spears, Spice Girls e Paris Hilton são algumas das referências de estilo para os adeptos do Y2K. Mas até as celebs que surgiram mais recentemente, como Dua Lipa, Lizzo e Megan Thee Stallion, usam e abusam da estética em seus looks.

“É um estilo que pode até mesmo ser considerado brega e de gosto duvidoso por muitos, mas uma coisa é certa: ele é memorável. A proposta da moda atual é a alegria e diversão, até porque precisamos, por estarmos vivendo um contexto tão complicado de pandemia. A década de 2000 cumpriu esse papel muito bem e segue nos inspirando”, acrescenta a modelo. Veja abaixo os principais itens de sucesso da época!

Foto: Divulgação

Jeans de cintura baixa

Querendo ou não, elas voltaram. E não precisa ter medo de mostrar a barriguinha, pois até mesmo as famosas já estão aderindo à cintura baixa novamente. “A peça funciona bastante com top cropped e está disponível em vários modelos, desde os mais justos até os mais largos”, comenta Danielle.

Foto: Divulgação

Cardigã cropped

Também conhecido como “bolero”, o cardigã cropped, que apresenta uma amarração no busto, é uma das roupas mais essenciais para quem busca ter um visual anos 2000. Além de ser perfeita para dias mais frios, garantem um ar fofo ao look. “Pode ser usado sozinho, apenas com um sutiã por baixo, mas também com uma blusa justa ou de alcinha”, orienta.

Foto: Divulgação

Camiseta baby look

Assim como o cardigã, as camisetas nas versões curtinhas são comuns na estética Y2K. “Você pode encontrar tops com citações engraçadas, personagens fofinhos ou gráficos das marcas icônicas daquela época, como Fiorucci ou Juicy Couture”, acrescenta.

Foto: Divulgação

Saia plissada

O início dos anos 2000 abraçou totalmente o estilo das Bonecas Bratz, que incluía as famosas saias plissadas. “Essas peças ficam ótimas com um suéter oversized, um top curto ou uma camiseta baby look. Vista-os com tênis ou botas”, recomenda.

Bolsa baguete

O icônico modelo de bolsa é um verdadeiro símbolo da estética, graças à personagem Carrie Bradshaw, de “Sex and the City”. Estas bolsinhas quase somem debaixo do braço e são superpráticas para o dia a dia.

“Para trazer uma sensação de nostalgia ainda maior, você pode optar por tons pastel. Se prefere toques futuristas, as bolsas de ombro apresentam cores metálicas e tecidos brilhantes”, indica a modelo.

Foto: Divulgação

Bandana

A bandana é um lenço de cabeça versátil que pode mudar completamente o seu visual. “É possível usá-la de várias maneiras. As mais comuns são dobrá-la em um triângulo e envolvê-la no topo da cabeça. Também dá para torcer o tecido em uma tira fina e utilizar o lenço como uma faixa no cabelo”, ensina Danielle.

Foto: Divulgação

Grampo e presilha de cabelo

Os clipes de borboleta, por exemplo, são acessórios charmosos e que dão aquele toque especial ao seu outfit Y2K. “Experimente colocar os grampos no comprimento das suas mechas ou prender o cabelo atrás da orelha, com a ajuda das presilhas delicadas. Use esses grampos de jeitos criativos e divirta-se fazendo penteados – a estética consiste justamente na experimentação”, completa.

Mais de Moda