Top

Peças largas, confortáveis e estilosas: conheça o estilo oversized

Foto: Divulgação

Roupas mais largas, soltas e confortáveis. Essas são as principais características da moda oversized, que foi uma grande tendência nos anos 1980 e 1990, mas vem ganhando cada vez mais espaço nos looks de hoje em dia. O Pinterest fez uma pesquisa que mostrou um aumento de 100% nas buscas pelo termo “oversized”.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Para o público feminino, o estilo simboliza um ato de liberdade e empoderamento, o que explica a procura pelo termo. As peças largas, que não marcam e evidenciam as curvas do corpo, ajudam a quebrar estereótipos e proporcionam maior conforto e liberdade para o dia a dia.

Um dos pontos centrais da tendência é o fato de que a moda, o look e as roupas são os elementos principais do estilo. Sendo assim, não importa como é a aparência física de quem está vestindo aquelas roupas, mas, sim, o que está sendo vestido.

Como em qualquer estilo, o segredo para manter-se bem vestido é o equilíbrio. Na moda oversized, se você optar por trazer peças mais largas na parte de cima, use calças, saias ou shorts mais justos. Da mesma forma, se escolher itens mais folgados na parte de baixo, tente fazer combinações com blusas mais justas e até mesmo um top cropped.

Pessoas mais baixas podem investir em peças tom sobre tom, enquanto as mais altas podem variar e misturar as cores. De modo geral, a orientação é evitar peças com medidas muito maiores que o corpo.

Por ser comumente conhecido por ser mais despojado, muitas pessoas ainda acreditam que ser oversized e elegante são elementos opostos. Porém as peças largas também têm a sua relevância na alfaiataria, com blazers, calças largas ou boca de sino e camisas sociais, principalmente as peças com as medidas de ombros e braços maiores.

É possível aderir ao estilo com peças do seu guarda-roupa, como moletons e jaquetas. Geralmente, essas peças têm uma confecção maior, o que dá o toque oversized desejado. Além do conforto, esses modelos são versáteis e podem compor looks de trabalho, balada, jantares e compromissos sociais. Combinam com vestidos, saias, calças e podem ser usados de salto e tênis!

Muitas mulheres buscam roupas de seus pais, irmãos, namorados ou amigos para criar um look mais largo e estiloso. Para criar um look mais autêntico, é possível usar camisetas masculinas personalizadas, já que o tamanho da peça é maior do que um modelo feminino.

Um outro item que confere elegância ao look é o uso dos casacos mais largos e longos. Além de ser uma boa saída para os dias frios, deixando-a mais quentinha e confortável, coloca a moda oversized como uma grande referência de estilo.

 

Mais de Moda