Moda

Moda sustentável: conheça Caio Predella, um dos principais nomes do ramo em São Paulo

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Conheça Caio Predella, empresário, consultor do mundo da moda e um dos principais nomes da moda sustentável em São Paulo – Foto: Reprodução/Instagram

Muitas marcas, hoje em dia, já implementaram – como um de seus pilares – a sustentabilidade dentro dos mecanismos internos. Outras, ainda caminham há passos lentos rumo à este novo destino. Neste cenário, no mercado de moda de São Paulo, um nome emerge como um dos principais e mais focados neste tema: o empresário e publicitário Caio Predella, de 36 anos.

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Atualmente à frente da marca Vihe, que já nasceu com o intuito de evitar desperdício de matéria-prima e ter os materiais mais de acordo com o que o meio ambiente nos consegue fornecer, Predella se descola da ideia de somente empresário do ramo da moda e passa a entregar consultorias para que outras marcas atinjam o ideal de agredir a natureza da menor forma possível.

“Nas minhas ações de consultoria, levo ideias sustentáveis para as marcas, tentando implementar tanto na criação – para o menor desperdício possível – como na produção – sugerindo novas matérias primas, a partir de parceiros meus como a Vicunha, e muitas outras”, afirma Caio em papo com o Site RG, sobre sua trajetória na moda e sua consultoria chamada Collita.

Hoje em dia, a label de moda sustentável que Predella comanda passa a integrar a 2P co, um selo récem construído que busca unir marcas engajadas em torno do consumo consciente. A iniciativa de criar este selo foi do próprio empresário ao lado do amigo Petter Alex, que atuou por anos na gigante Lacoste.

Última coleção da Vihe, com foco genderless - Foto: Divulgação
Última coleção da Vihe, com foco genderless - Foto: Divulgação
Última coleção da Vihe, com foco genderless - Foto: Divulgação
Última coleção da Vihe, com foco genderless - Foto: Divulgação

Lançada em 2019, a Vihe tem como proposta principal entregar um design moderno, urbano e natural sendo totalmente eco-friendly em todos os seus processos. Se você pensa que a expertise de Predella neste mercado é recente, se engana fortemente.

Publicitário de formação, depois de atuar por anos no ramo de criação em produtoras e emissoras de televisão, Predella se aventurou no ramo comercial por mais de meia década por pura estabilidade financeira. Amante intenso de moda e, principalmente, sonhador e consumidor do street wear, o empresário paulistano sempre quis empreender no mundo da moda até que um dia deu certo.

Depois de visitar o Estados Unidos – em meados dos anos 2000 já- e ter contato com uma ideia inovadora de tecidos auto-colantes para bonés, ele conseguiu trazer a ideia para o Brasil e fundou a Steep Co, que foi – por anos – líder de mercado neste ramo por aqui.

A venda de sua primeira marca fez com que Predella tivesse a oportunidade de trabalhar e aprender muito com ninguém menos que Alexandre Herchcovitch.

Hoje em dia, Predella está a frente da marca Vihe, que tem como foco entregar design urbano e moderno entrelaçado à moda consciente – Foto: Reprodução/Instagram

“Por meio de um amigo – conheci o Alexandre e o Fábio. Eles estavam em Nova York, nesta época, e precisavam de alguém para tocar a À La Garçonne aqui no Brasil. Fechei uma consultoria com eles e passei a tocar a área de novos negócios e colaborações com o Alexandre. Nesta época, montamos a ALG Brand e todas e as principais colaborações deles, lado a lado”, contou.

A semente no coração e na mente de Predella para unir sustentabilidade e mundo da moda vieram de dentro da marca de Herchcovitch. Foi lá que ele entendeu o mecanismos, os desperdícios e viu uma lacuna que poderia atuar para ser preenchida.

“Quando comecei, de fato, a trabalhar com moda, passei a notar que existia muito desperdício nas linhas de produção. A marca do Alexandre já tinha diversas técnicas de upcycling, mas muitas outras labels não tinham nada”, completou.

Hoje em dia, o foco de Caio é levar sustentabilidade para onde ele for. Recentemente, ele passou a atuar com a marca nacional de acessórios e bolsas chamada Poente. “Hoje a sustentabilidade está em foco e, a partir dos meus estudos sobre tema, consigo agregar muito em outros negócios e marcas”, finalizou.

Caio Predella flerta com street wear urbano há muitos anos, tendo atuado em diversas marcas relevantes no eixo Rio-São Paulo – Foto: Reprodução/Instagram

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