Top

O poder do xadrez: conheça as principais versões dessa estampa atemporal e saiba como usá-la no dia a dia

Naty Kuprian – Foto: Divulgação

O xadrez é uma das poucas estampas que resistiu ao tempo, sendo uma das mais atemporais e marcantes do universo fashion. Pelo menos em alguma coleção anual, normalmente na primavera ou no inverno, a estampa volta com tudo e torna-se tendência em diferentes cores e padronagens.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A stylist Naty Kuprian desvenda a história do xadrez, destacando as principais versões da estampa ao longo das décadas.

Foto: Divulgação

“O xadrez é um dos protagonistas mais antigos da moda, ganhando espaço no mundo fashion nas décadas de 40 e 50 por transitar bem em todos os estilos. O clássico xadrez Vichy ganhou muito prestígio quando a atriz Katherine Hepburn utilizou peças com a estampa no filme ‘Scandalo a Filadelfia’”, relembra.

“Logo depois, ele ganhou espaço no guarda-roupa de grandes celebridades, como Jackie Kennedy, Marilyn Monroe, Joan Crawford e Brigitte Bardot”, continua a especialista.

Também conhecido por ser utilizado nas típicas toalhas vermelhas de piquenique, o xadrez Vichy tem um toque mais romântico e até certo aspecto vintage. Nas últimas temporadas, contudo, ganhou modelagens modernas, em peças desconstruídas, cheias de babados, mangas bufantes e decote ombro a ombro, por exemplo – estando em alta nas cores branco, azul e tons pastel.

Outro xadrez bem conhecido é o chamado Príncipe de Gales. “Essa estampa é uma das mais tradicionais dentro das possibilidades do xadrez, pois geralmente vem em cores mais sóbrias em tons de cinza e preto, com ocasionais vermelhos. Costuma ser aplicada em tecidos mais nobres e muito usado em alfaiataria”, explica.

Apesar de possuir dezenas de variações, a stylist prevê que o modelo de xadrez que continuará reinando ao longo de 2021 é o Tartan.

“Originado da Escócia e observado nas kilts, indumentárias da região, geralmente é aplicado em tecido em lã. Por lembrarem muito os nossos antigos cobertores, será o grande protagonista, especialmente no contexto da pandemia que ainda estamos vivendo”, afirma Naty. A padronagem do Tartan é composta de linhas de diferentes espessuras e cores variadas que se cruzam entre si, formando a estampa quadriculada.

O Tartan é similar ao elegante xadrez Burberry, registrado pela grife britânica de mesmo nome. A diferença é que o Burberry já tem cores definidas: fundo bege, com listras grossas em preto e branco e algumas finas em vermelho. Para Naty, as cores da temporada outono-inverno serão o amarelo (“Illuminating”) e o cinza (“Ultimate Grey”), escolhidas pela Pantone para representar o ano.

Foto: Divulgação

Como usar as diferentes padronagens de xadrez no dia a dia

A especialista separou diversas dicas para quem deseja incluir os diversos tipos de xadrez nos looks do cotidiano. A primeira delas é ousar nas cores.

“O xadrez não precisa estar somente em cores neutras; cores vibrantes também caem muito bem. Além disso, em todo inverno fazem sucesso os tons de verde misturados ao vinho, terracota e azul marinho, criando combinações incríveis”, recomenda.

“É possível combinar uma peça xadrez em cima, como uma camisa, com uma calça jeans ou preta, além de shorts. Também dá para fazer o contrário: utilizar uma saia xadrez com uma camisa social, criando um look mais office, de escritório. Também adoro vestido xadrez e uma bota estilo bikers para dar um ar mais fashion rock. Em dias mais frios, uma composição com quadriculado e coletes de pele falsa ou até jaquetas de couro fica super fashionista.”

Foto: Divulgação

Naty também chama a atenção para os inúmeros acessórios que ganharam estampas em xadrez nos últimos anos, como bolsas, sapatos, boinas e lenços, que podem ser incrementados ao visual. Ela também alerta para o uso da padronagem correta para valorizar as diferentes partes do corpo.

“O xadrez sempre amplia visualmente as dimensões. Portanto, deve ser usado na parte do corpo que se quer destacar. Para as pessoas mais baixas que querem causar a impressão de alongamento na estatura, o xadrez na vertical nas peças de baixo são uma das melhores opções”, indica.

Mais de Moda