Top

Dopamine dressing: conheça a tendência que relaciona o uso de roupas ao bem-estar

Foto: Divulgação

As roupas desempenham um papel fundamental na maneira com que vemos os outros e somos vistos. Mas, de acordo com estudos recentes, o impacto das roupas vai muito além do aspecto visual. Roupas e acessórios têm o poder de influenciar nosso humor e, consequentemente, mudar nosso dia. Seguindo essa ideia, surgiu a tendência conhecida como dopamine dressing (ou “vestir-se de dopamina”, em tradução livre do inglês). O termo faz referência à dopamina, um neurotransmissor que atua no sistema nervoso central do corpo humano e que cuja ação influencia as emoções, o humor, o aprendizado e a atenção.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A ideia é vestir roupas que fazem você se sentir bem e feliz. Esta tendência, além de ser fácil de seguir, pode fazer toda a diferença no seu dia a dia.

O look do dia pode afetar seu humor

Já percebeu como vestir sua peça de roupa ou look favorito pode te dar um ânimo extra? Esta é, basicamente, a ideia por trás do dopamine dressing: escolher roupas que trazem a sensação de felicidade e bem-estar. O dopamine dressing também pode ser uma importante ferramenta na hora de fazer compras. Na próxima vez que estiver na dúvida entre dois pares de calças femininas ou entre duas estampas diferentes, pergunte-se qual das alternativas te faz sentir mais feliz. Vestir-se de dopamina é parte moda, parte mindfulness e parte psicologia.

O papel das cores no dopamine dressing

As cores carregam consigo significados simbólicos estabelecidos por meio de associações feitas culturalmente e também por associações feitas pelo indivíduo. Ou seja, qualquer cor pode fazer uma pessoa sentir-se mais feliz e bem consigo mesma. Tudo vai depender da relação que este indivíduo tem com a cor em questão. Para alguns, são as cores alegres e vivas que despertam a alegria, já outros se sentem melhor com cores neutras e leves. Usar as cores que você ama e que te fazem sentir bem pode aumentar sua confiança e, consequentemente, promover a sensação de felicidade e bem-estar. Um aspecto interessante do dopamine dressing é que não existe uma fórmula pronta para seguir a tendência. Afinal, somente o próprio indivíduo entende e sabe o que o faz realmente feliz.

Dopamine dressing e o chamado “spark joy”

Ao ler sobre a tendência do dopamine dressing, muitas pessoas podem instantaneamente associá-la ao método de organização criado por Marie Kondo. O método de Kondo usa os sentimentos como guias na hora de organizar a casa. A ideia é bem simples: manter apenas os objetos (roupas, sapatos, livros, etc.) que trazem alegria e desapegar (após expressar gratidão) dos objetos que não despertam alegria, ou “spark joy”. Após aplicar este método na organização do seu guarda-roupa, embarcar na tendência do dopamine dressing pode ficar muito mais fácil. Afinal, você terá apenas roupas, sapatos e acessórios que te fazem feliz.

Mais de Moda