Top

Modelo Paloma Wojahn prevê mudanças no futuro da moda em 2022

Paloma Wojahn – Foto: Divulgação

Assim como diversos setores, o mundo da moda foi diretamente impactado pela pandemia do coronavírus. Dentro dessa indústria, as modelos foram umas das primeiras profissionais a serem afetadas, conforme desfiles presenciais e trabalhos foram sendo cancelados e adiados por tempo indeterminado.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A modelo brasileira Paloma Wojahn conta um pouco sobre sua experiência e como a carreira das modelos foi prejudicada durante o período.

“Infelizmente, nossa profissão foi uma das afetadas no início do lockdown, pois o mercado parou. Os trabalhos foram retomados em agosto do ano passado, ainda a passos lentos e com todos os cuidados. Hoje em dia, uma parte da rotina já voltou, mas ainda falta retomar muita coisa”, explica Paloma.

Morando no México, ela notou algumas mudanças no seu cotidiano de modelo. Atualmente, o teste da Covid-19 é constante entre um trabalho e outro. A modelo selecionada, assim como toda a equipe, precisa testar negativo para o vírus para poder trabalhar.

“Era normal fazer no mínimo de quatro a oito castings semanais; nos períodos pós-lockdown, esse número caiu para dois, no máximo três. A maioria dos castings também está sendo realizado por vídeo. Então gravamos em casa mesmo, sem a necessidade de sair ou gerar aglomerações”, afirma.

A adaptação para o mundo digital também vem ocorrendo com os desfiles de moda. Muitos deles, como as semanas de moda de Milão, Nova York e Paris, foram transmitidos online. O futuro dos desfiles presenciais continua incerto, mas, para Paloma, esse tipo de evento é insubstituível.

Paloma Wojahn – Foto: Divulgação

“Acredito e espero que os desfiles presenciais voltem após a vacinação. Por meio dos desfiles, pessoas influentes, fotógrafos, veículos especializados, artistas e profissionais do ramo ajudam na divulgação das marcas. Com isso, há mais visibilidade”, reflete. “É lógico que o desfile digital é uma alternativa inteligente para não parar completamente a indústria, mas eles perdem um pouco do glamour do evento presencial. Para mim, as pessoas não sentem o mesmo impacto assistindo aos desfiles pela tela do computador ou do celular. Mas sei que o mundo mudou em todos os âmbitos e, que, por conta disso, alguns eventos de moda online continuarão ocorrendo. Estou muito ansiosa para ver como será o mercado pós-pandemia.”

Ansiosa pela volta à normalidade, Paloma já tem planos para quando se vacinar: pretende voltar a viajar a trabalho e à normalidade dos castings. A modelo também planeja visitar a família e amigos com mais frequência.

“Gosto muito da liberdade e de não ter uma rotina na profissão, e com a pandemia tudo está diferente. Mas estou me cuidando e pensando em projetos para quando tudo isso passar”, completa.

Mais de Moda