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TikTok é a nova aposta das marcas de luxo

Foto: Divulgação

Por muitos anos, as marcas de luxo não fizeram tanta questão de acompanhar a tecnologia e investir nas vendas online, como as demais. Mas não pense que elas ficaram para trás. Essa estratégia foi muito bem pensada para manter a exclusividade, afinal, este é o item mais valioso das grifes.

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O tempo mostrou o potencial que a presença online pode alcançar, especialmente quando  as marcas apostam na criação de experiências. E as redes sociais são as plataformas ideais para isso, pois a própria comunidade que consome o produto pode gerar e impulsionar um conteúdo orgânico.

O Instagram se tornou a preferida das grifes – e não é para menos, já que a plataforma detém o maior engajamento dos usuários atualmente. Contudo, a história do Instagram parece estar se repetindo, só que agora em outro lugar: o TikTok. A rede social que virou febre durante a pandemia, ultrapassando o Facebook e o WhatsApp em número de downloads, foi muito bem adotada pelos jovens.

Aproximadamente, 66% dos usuários do TikTok têm menos de 30 anos, e este é o público que interessa grande parte das marcas de luxo. Engajar as pessoas no virtual se estabeleceu como parte imprescindível da comunicação das empresas por conta do isolamento social. As vitrines das lojas agora estão na tela de um computador ou celular.

Esta nova tendência abriu espaço para uma série de inovações dentro do mundo da moda nas mídias sociais. Entre elas está a criação do #TikTokFashionMonth, uma espécie de Fashion Week prolongada para gerar conteúdo em meio a um período em que os desfiles estão suspensos.

O evento, que aconteceu em setembro do ano passado, contou com a colaboração de marcas renomadas e influencers da moda em transmissões ao vivo exclusivas e lançamento de challenges. A hashtag já ultrapassou 3,6 bilhões de visualizações, e o sucesso foi tanto que o TikTok resolveu repetir a dose entre fevereiro e março deste ano.

Os desafios são os grandes impulsionadores dentro do TikTok. A Gucci percebeu isso e lançou #GucciModelChallenge para incentivar os usuários a postarem seus looks inspirados na estética da marca. Até o momento, o challenge já conquistou mais de 244 milhões de visualizações, além da participação de pessoas do mundo todo.

Outras marcas também não ficaram de fora. Prada, Dolce & Gabbana, MAC, Calvin Klein e até as brasileiras como a Amaro são algumas entre tantas que não perderam tempo e incluíram o TikTok como uma das plataformas para lançar estratégias comerciais e aproximar ainda mais o público.

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