Top

O que a moda pós-pandemia nos reserva?

Foto: Divulgação

Todos os grandes acontecimentos globais que marcaram a humanidade também definiram o rumo da indústria da moda – isso é fato. Apesar de ser um tanto estranho pensar no que poderemos vestir quando toda essa crise de saúde mundial causada pela Covid-19 acabar, é válido questionar: qual será o tema central que ditará os estilos de roupas dos próximos anos?

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Uma coisa é certa: esta pandemia serviu para muitos reverem os seus hábitos de consumo e ajudou todos a se conscientizarem melhor a respeito do meio ambiente e outras questões relacionadas a causas sociais, ativismo, etc. Mesmo que cada especialista da indústria da moda tenha sua própria visão sobre o mundo e as tendências do mercado, muitos estão entrando em consenso a respeito de suas opiniões sobre o futuro da moda pós-pandemia, onde a ideia central é de que menos é mais.

Essa foi uma das pautas discutidas no evento Power Trip Summit 2020, o maior encontro de lideranças femininas do Brasil. Algumas especialistas da indústria compartilharam suas visões a respeito das tendências pós-pandemia, e acredita-se que o fator ambiental será algo decisivo e dominante nas peças de vestuário dos anos que virão. Após testemunharmos tantos desastres causados pelas alterações climáticas, espera-se que os grandes estilistas decidam lançar roupas que favoreçam o meio ambiente, que não colaborem com a exploração de recursos naturais e ainda consigam transmitir a ideia de conscientização.

Outro ponto muito discutido foi a falta de recursos e a predominância do mercado virtual ao longo de 2020 – dois impactos causados pela pandemia. Muitas grifes não estavam preparadas para oferecer uma plataforma de vendas tão eficaz quanto suas vendas em lojas presenciais, o que acabou favorecendo os varejistas menores. Provavelmente, este será outro fator que continuará firme e forte após a pandemia, garantindo o sucesso de quem já vende online e forçando uma adaptação para aqueles que ainda não entraram de cabeça nisso.

Isso dá muito mais liberdade para todos se vestirem da forma como acharem melhor e criarem novas tendências, principalmente se tratando de roupas femininas. Todos esses fatores vêm causando um impacto muito grande entre várias grifes e estilistas, que, graças a todos os desafios impostos pela pandemia, estão percebendo que não é preciso seguir tantas regras para fazer moda.

Coleções não precisam ser tão extensas, roupas não precisam combinar tanto e sempre é possível criar algo novo reciclando materiais. Essas são algumas das lições que a pandemia de Covid-19 ensinou para os profissionais da moda e que provavelmente vão moldar as próximas linhas de roupa que veremos no mercado.

Mais de Moda