Top

De tecidos orgânicos a fios reciclados: as 7 novidades sustentáveis na moda brasileira

Veja as principais novidades sustentáveis no mundo da moda brasileira (Foto: Divulgação)

O mercado da moda vem passando por diversas transformações durante os anos e, principalmente agora, a indústria fashion vêm sido cobrada para apresentar novos formatos em sua produção, com um olhar mais consciente para o meio ambiente.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Diversas marcas já trazem em seu DNA ferramentas para minimizar o impacto ambiental, com ações e atitudes sustentáveis. Pensando nisso, selecionamos sete novidades de marcas brasileiras que participam – e estão imersos – nesta nova realidade de marca.

 

Coleção 100% Sustentável

Sempre com um olhar voltado para a sustentabilidade, Eduarda Galvani lançou uma coleção 100% sustentável. Intitulada de Raízes, a coleção cápsula com edição limitada traz peças feitas a partir de tecido orgânico e tingimento natural. Entre as elas estão dois conjuntos com blusa e calça, um macacão e um vestido, todos em estamparia tie-dye única e mais básica, com cores neutras e tingidas artesanalmente.

O material escolhido no processo de criação foram o algodão 100% orgânico, além de casca de cebola, pau-ferro, taiúva, cochonilha, aroeira, raiz rúbia, chá preto, açafrão e urucum, usados no tingimento das peças. A coleção cápsula Raízes já está à venda e pode ser adquirido via Whats App ((51) 99718-9528), ou pelo Instagram da marca (@eduardagalvaniatelier) com entregas para todo o Brasil.

 

Camisetas eco-friendly

Marca referência em luxury basics no Brasil, Lemon Basics acaba de incrementar o seu acervo de peças e lança novo modelo de camiseta, em três diferentes cores, que nasce a partir de fibras orgânicas e de tingimento natural. A nova t-shirt apresentada é a turtle neck, que traz uma gola um pouco mais alta. Para a paleta de cores da peça, a label aposta nos tons oliva, rosa fúcsia, nude e preto.

Outra novidade que a Lemon traz para o público é a sua eco-bag, como proposta de sacola retornável feita com materiais naturais. Nascida com foco no consumo consciente, a  marca segue o conceito do guarda-roupa cápsula, minimizando o consumo excessivo. Outra atitude da marca foi a troca da embalagem de plástico por sacos reutilizáveis feitos com 100% algodão, reduzindo o uso do material e a produção de lixo. As novas peças da Color Revelation de agosto já estão disponíveis para compra no e-commerce da marca.

 

Energia Limpa by Dolps

A marca paulistana do segmento de festa Dolps instalou um sistema de placas fotovoltaicas voltadas para a geração de energia solar limpa, atendendo praticamente metade do consumo de sua fábrica e de seu escritório.

 

Marketplace de economia circular

Grande novidade para o mercado de second hand, o Dress Up Again acaba de ser lançado com foco na compra e venda de peças handmade e autorais seminovas. Idealizada pelos empresários Eduarda Galvani, Rafaela Ceolin e Ranieri Carneiro Monteiro a nova plataforma nasce voltada para o consumo consciente com foco na econômica circular, apresentando um espaço digital de comercialização de vestidos de noivas, debutantes e festas personalizados. Acesse o site

 

Energia Limpa + Reutilização de Água by Skazi

A grife mineira Skazi é adepta de várias iniciativas sustentáveis, entre eles um grande sistema de geração de energia solar, que representa ao todo 2.210m² de painéis fotovoltaicos capazes de suprir 100% da demanda energética gasta nas operações da fábrica e ainda oferecer 25% dessa energia gerada para a companhia de abastecimento do estado. Além disso, a label reutiliza 90% de toda a água que é usada, totalizando uma economia mensal de 400 mil litros.

 

Selo Eu Reciclo

A marca paulista de sapatos atemporais Pura acaba de receber o selo EURECICLO. Visando diminuir os impactos ambientais causados na natureza, o selo garante que as embalagens dos produtos da marca serão reaproveitadas, responsabilizando-se pelo recolhimento e reciclagem correta do material e contribuindo para a diminuição da produção de lixo no planeta.

 

Fios Reciclados

A Loft 747, marca premium paulistana, apresenta a coleção Life. Feita de materiais 100% recicláveis, as peças foram construídas a partir de fios desfibrados, provenientes de tecidos descartados reaproveitados, de algodão sustentável certificado e de matéria prima feita de garrafas pet. A linha, além de sustentável, foi pensada para entregar modelos essenciais e atemporais, eliminando a necessidade de consumo excessivo e trazendo personalidade e estilo para a mulher que busca roupas que têm menos impacto no meio ambiente e possam ser usadas para o resto da vida. Em homenagem ao pilar de sustentabilidade, a Life Collection estará disponível para venda no dia 21/09, dia da árvore, por meio do e-commerce da marca.

Mais de Moda