Foto: Divulgação
Desde 2015, a Santa Maria traz magia ao ato de se vestir com fantasias que adornam corpos para carnavais, festivais e ocasiões especiais. Neste novo momento, ela busca fazer parte do cotidiano das mulheres, com a coleção-cápsula “Movimentos”, realizada com a DJ e stylist Martha Pinel.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
Construída com apenas 3 peças, a coleção introduz dois macacões, que abraçam as formas femininas, e uma bolsa coringa, em diversas cores, que carrega tudo menos bad vibes.
O macacão é uma das marcas registradas da Santa Maria, estando presente desde a primeira coleção da marca. Uma peça de origem utilitária, que casa a praticidade com a sensualidade, ele é conhecido por abraçar corpos femininos e enaltecer suas formas.
Vale dizer que o macacão foi adotado pela marca não só por sua estética, mas também por ser um símbolo de empoderamento: as mulheres começaram a usar macacões para trabalhar na Primeira Guerra Mundial, enquanto os homens lutavam.
Foto: Divulgação
A bolsa estilo sac foi introduzida à Santa Maria em 2019. Na época, Martha Pinel sentiu falta de uma bolsinha carnavalesca — pequena, prática e mágica — e decidiu criar o que viraria a Magician’s Sac (Cartola do Mágico). Visto que a bolsa poderia ser utilizada fora da folia, Martha e a Santa Maria decidiram criar elas em novas cores e materiais para a coleção cápsula de 2020.
Foto: Divulgação
Além da coleção, a colaboração entre a marca e a stylist rendeu um Manifesto. Leia abaixo.
Novos Mo(vi)mentos
Movimente-se.
Mas não é necessário atravessar oceanos, cidades, nem paredes.
Basta atravessar as nossas próprias fronteiras internas,
indo além de nossas limitações.
Basta se deparar com novas perspectivas e possibilidades,
desafiando as barreiras da mente com criatividade.
Basta se esticar,
alcançando as mãos no chão,
encontrando novos espaços dentro de si.
Falamos de movimentos pequenos e internos, que aos poucos, dia após dia,
ganham força e transformam o externo.
Falamos de se movimentar —
mesmo entre quatro paredes.
Dançar para si.
Se arrumar para si.
Construir para si.
É se movimentar da forma que intuir, pois qualquer movimento carrega em si,
A força da (r)evolução.
——
Foto: Divulgação
Dentro de um mundo saturado de opções, criamos uma coleção guiada pela atemporalidade e peças fáceis de usar — um uniforme para acompanhar nossos novos mo(vi)mentos.
Entendemos que os últimos meses pediram o mood “pijamas”, mas sentimos a vontade de nos olharmos sob outra ótica agora. Afinal, a roupa muda nosso astral.
Nossos macacões oferecem múltiplas formas de serem vestidos. Abraçam os corpos femininos e enaltecem nossa sensualidade. Nossas bolsas são companheiras fiéis. Encaixam com diversos looks e personalidades, e carregam nossos essenciais com leveza. Por isso, acreditamos que tais peças encaixam naturalmente no cotidiano feminino: elas podem – e devem – ser usadas no dia-a-dia, várias vezes ao longo da semana, sem medo de repetir.
Foto: Divulgação
Sobre as criadoras
Stephanie Sartori é a criadora e estilista da Santa Maria, e artista visual, vivendo entre Los Angeles e o Rio de Janeiro. As suas criações já vestiram celebridades como Candice Swanapoel, Alessandra Ambrósio e Bruna Marquezine para carnavais e festivais. Em 2018, ela foi a primeira artista brasileira a criar uma instalação de arte no Burning Man.
Martha Pinel é DJ, vivendo entre o eixo Rio – SP. Ela também trabalhou por anos como stylist e por isso o ato de criar, dentro da moda, é algo inerente à ela. Durante a quarentena, Martha teve um respiro da sua agenda de DJ, o que a instigou a voltar a sua criatividade de volta à moda.
Foto: Divulgação