Top

Salvatore Ferragamo reconta relação de seus sapatos com o cinema; veja linha do tempo

Produção da Netflix revive os tempos de ouro do cinema no século passado (Foto: Divulgação)

O glamour dos figurinos e sapatos do cinema ajudam a contar a história, ainda que fictícia, do seriado “Hollywood” (2020), de Ryan Murphy (disponível na Netflix). Com a popularidade da série, a Salvatore Ferragamo resolveu contar sua história por meio de parcerias com grandes atrizes, muitos deles criados especialmente para protagonistas das telonas.

Nomes da era de ouro do cinema tiveram verdadeira ligação com o criador da marca, o italiano. O ano era 1923 quando esse jovem sapateiro abriu a sua primeira loja em Santa Barbara, na Califórnia, chamada Hollywood Boot Shop.

Salvatore Ferragamo com os moldes de madeira e placa da Hollywood Boot Shop (Fotos: Divulgação)

Dali em diante, vestiu nomes como Greta Garbo, Mary Pickford, Marlene Dietrich, Bette Davis, Rita Hayworth, Ava Gardner, Marilyn Monroe, Ingrid Bergman, Audrey Hepburn, Lauren Bacall e outras tantas vanguardistas. Naquela época, muitas atrizes e celebridades tinham moldes de calçados em madeira, feitos especialmente para eles.

ONDE TUDO COMEÇOU
Em 1939, Lana Turner (1921-1995) teve um modelo criado especialmente para ela. Sua paixão pela sandália era tanta, que em 1946 ela estrelou o filme “O Destino Bate à Sua Porta” (Tay Garnet, 1946) usando a sandália, tornando o modelo um sucesso instantâneo. Marilyn Monroe (1926-1962) foi uma das clientes mais famosas. Em 1960, a atriz usou e criou desejo com o pump vermelho inteiramente coberto de strass. Outro famoso modelo foi a sandália plataforma Rainbow, feita para a atriz Judy Garland.

Lana Turner (à esq.), Marilyn Monroe (ao centro); em destaque: a Rainbow Sandal, de Judy Garland (1) e respectivos modelos de Lana (2) Marilyn (3)

DON’T CRY FOR ME
A ligação da Ferragamo com o cinema não ficou restrita à Hollywood antiga. Um dos exemplos da contemporaneidade foi o filme “Evita” (Alan Parker, 1996), com Madonna no papel principal. Para a ocasião, a sandália em suede vermelho foi criada e feita sob medida pela maison italiana para a rainha do Pop. Outra dessas collabs foi o filme “Ever After – A Cinderella Story” (Andy Tenant, 1998), protagonizado Drew Barrymore, onde o calçado mais famoso do cinema, uma releitura do sapato de cristal, teve a assinatura da label.

Madonna em cena de “Evita” com a sandália vermelha em destaque (Foto: Divulgação)

EM OUTRO CONTINENTE
Em 2008, Nicole Kidman protagonizava o filme “Austrália” (Baz Luhrmann). Para a trama, que se passava em entre os anos de 1939 e 1942, foram confeccionados dois modelos assinados pela casa italiana e usados por Nicole.

Nicole em cena do longa com os modelos criados especial para ela no filme (Foto: Divulgação)

Mais de Moda