Top

Home office: como se vestir para reuniões a distância e não cair na mesmice

Foto: Divulgação

Para não interromper as atividades, milhares de empresas adotaram o home office como solução. As reuniões a distância, por meio de videoconferência, se tornaram o novo normal durante o dia a dia de trabalho. No entanto, quem não está acostumado com o trabalho remoto pode se sentir ansioso, desmotivado, estressado e apresentar uma queda na produtividade.

Ficar muito tempo em casa pode despertar, em muitas pessoas, a vontade de passar o dia inteiro de pijama ou com roupas confortáveis de ‘’ficar em casa’’ e levar a outros cenários: autoestima baixa e desconcentração.

Especialistas afirmam que criar uma rotina, mesmo em isolamento social, ajuda a manter o rendimento e o engajamento no trabalho. Conservar hábitos como acordar no horário em que era de costume para ir trabalhar e trocar de roupa são importantes para que as pessoas se mantenham positivas e colaboram para diminuir o estresse e preservar a saúde mental.

Durante este período de quarentena, os cuidados com a higiene e com o bem-estar devem ser redobrados. Tirar as “roupas de trabalho’’ do armário e desenvolver composições diferentes levanta o ânimo e ajuda a recuperar a autoestima e a confiança.

Entretanto, para não se sobrecarregar e driblar a rotina de tarefas domésticas, aposte em peças práticas e leve em consideração a facilidade no processo de lavar, passar e guardar.

Pensando nisso, para te ajudar a repetir algumas roupas durante as reuniões virtuais sem cair na mesmice, de forma criativa, transmitindo sua personalidade e, ao mesmo tempo, respeitando o dress code da empresa, listamos algumas possibilidades. Veja!

Aposte em acessórios

Para repaginar uma peça, você pode usar e abusar de acessórios como brincos, colares e lenços. O uso de maxibrinco e colares, por exemplo, chama a atenção e agrega elegância à produção. Já o lenço, além de prático, traz uma proposta moderna ao seu outfit.

Vire do avesso

A camisa social é um clássico do meio empresarial. Entretanto, não precisa ser usada sempre da mesma forma. Abotoar a camisa virada para as costas é um truque utilizado para tornar o visual despojado e ainda assim mantê-lo social. Já as peças com uma cor na frente e outra atrás servem como curingas. Ao usá-las com a parte de trás para a frente, parecem uma roupa diferente.

Sobreposições

A sobreposição de peças pode ser feita de diversas maneiras e está em alta. O top estampado por cima da camisa social é ideal para quem não abre mão do estilo, mesmo estando em casa. Usar blusas de gola alta por baixo da camisa traz, além do conforto, uma proposta mais chique, principalmente nos dias mais frios. Outra dica para os dias com temperaturas mais amenas é sobrepor uma peça com blazers e jaquetas femininas.

Da cintura para baixo

Em reuniões por chamada de vídeo, algumas pessoas se arrumam apenas da cintura para cima, onde serão vistas. Mas alguns cuidados devem ser tomados ao se movimentar ou ter que levantar, caso não esteja vestido de forma adequada. Por isso, a dica é se vestir apropriadamente, mas sem perder o conforto, como, por exemplo, com calças leggings e pantacourts.

Tecidos fáceis de lavar

O algodão é uma boa dica para os que gostam de usar a peça mais de uma vez antes de lavar. Por ser leve e natural, não causa maus odores. Tecidos como poliéster, microfibra e acetato estão no topo da lista de praticidade: além de poderem ser lavados na máquina de lavar, normalmente não precisam ser passados depois de secos. O elastano e a lycra, presentes em roupas de ginástica, também são práticos, leves e ideais para os dias sem reuniões.

Mais de Moda