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Movimento Sou de Algodão lança Manifesto e exalta profissionais da cadeia

Foto: Divulgação

“O que põe você em movimento?” Esta é a frase-guia do 3º Manifesto do Movimento Sou de Algodão, que propõe uma reflexão sobre a origem do que vestimos e consumo consciente. A nova campanha será lançada exclusivamente nos canais digitais do movimento, nesta sexta-feira (20.03), e tem como base as histórias das pessoas que trabalham na cadeia do algodão. Ao longo dos próximos meses, o Sou de Algodão publicará 20 entrevistas com personagens como produtores, tecelões, professores de moda, profissionais da indústria têxtil, comerciantes e formadores de opinião que lidam diretamente com o algodão em suas várias etapas.

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Criado pela Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão) e suas 10 associadas, o movimento Sou de Algodão tem 3 anos e meio de atuação e colhe os frutos de um trabalho na cadeia produtiva do algodão, unindo todos os atores da cadeia por uma única causa: a moda e o consumo responsáveis

Milton Garbugio, produtor, presidente da Abrapa e um dos personagens do manifesto, acredita no potencial da narrativa como ferramenta de conscientização. “São pessoas boas e do bem, que trabalham para que o algodão se firme cada vez mais como a fibra mais sustentável do Brasil. As pessoas vão se identificar com as histórias e entender por que o algodão é uma matéria-prima tão importante para a nossa economia, bem estar e meio ambiente”.

Aposta nas cores e no fashionismo

Em sua terceira edição, o Manifesto Sou de Algodão nasceu na 46ª Casa de Criadores, um dos eventos de moda autoral mais importantes do País. Para o diretor, André Hidalgo, a campanha vai ao encontro da preocupação atual em relação à origem e qualidade do que consumimos. “O manifesto coloca em evidência histórias reais que fazem parte da cadeia da fibra. Elas abordam não só a trajetória dos personagens, mas também sustentabilidade e sua colaboração no processo”, diz. Este ano, porém, o lançamento será online por conta dos acontecimentos causados pelo Covid-19.

Com o fashionismo sempre em foco, o manifesto desta vez proporcionou aos entrevistados uma experiência única: para cada um deles foi criado um look de algodão assinado por estilistas parceiros da Casa de Criadores. O resultado foi uma campanha colorida, estilosa e criativa e que potencializa o algodão como produto de alto valor agregado.

Entre as personalidades que estrelam o Manifesto, estão Chiara Gadaletta (fundadora do portal Ecoera); Edu Viveiros (jornalista); Milton Garbugio e família (presidente da Abrapa e produtor de algodão); Cris Guterres (ativista de sustentabilidade); Simone Mina (coordenadora de curso de moda), entre outras figuras importantes da cadeia do algodão.

 

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