Top

Bensimon, o icônico tênis francês celebra 40 anos e chega ao Brasil

A história da marca começou com o avô Charles Bensimon, comerciante de roupas de segunda mão em Oran, no final da década de 1940. Após os acordos da Evian em 1962, a família deve deixar o país … mas não desiste de sua atividade. Já na França, Charles passa a vender acervos de roupas militares vindas de diferentes países – Estados Unidos, mas também de Portugal, Itália e Holanda, da Grã-Bretanha.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Do avô, o negócio passou para o pai – Simon Bensimon. A família cresceu assim nessa atmosfera de colecionismo, em meio a pilhas de roupas do Exército e aparatos militares antigos à venda.

Nos anos 1970, adolescente, Serge ajudava o negócio do pai e foi de uma vez por todas influenciado pela mágica de compra de acervos de produtos antigos. Serge entendeu o valor de estilo das peças, aproximando o negócio da família com a moda. Serge tinha o costume de editar os produtos e customiza-los de forma surpreendente antes de vendê-los, atraindo os olhares de grandes revistas e editores de moda. Popularizava-se nesta época a cultura vintage na Europa. 

Em 1978, Serge compra um grande lote de tênis de lona usados pelo time olímpico de ginástica francês. “Estamos em um lindo dia de 1978 e em frente a esta montanha de tênis imaculados brancos”. Serge tem um insight – reproduzir estes delicados tênis “sapatilha” em cores divertidas; assim nasce o produto ícone da Bensimon que conhecemos hoje.

Na década de 1980, o tênis abriu o caminho para a marca Bensimon Collection, a linha prêt-à-porter lançada em 1984. A inspiração inicial? Os acervos vintage, que influenciaram a imaginação de Serge: moda, criatividade, tingimento, desbotamento e amarração. Essa nova abordagem destaca, sem sazonalidade, peças atemporais  e que gostamos de usar e reinterpretar até hoje. Em 1986 é inaugurada primeira loja da marca, chamada Autour du Monde, em Paris, na rue des Francs-Bourgeois, consolidando o lifestyle Bensimon.

O tênis Bensimon se tornou um acessório de moda obrigatório. Verdadeiro best-seller mundial, é usado regularmente por celebridades como Julia Roberts, Stacie Chen, Naomi Watts, Jang Yoon Joo, Jane Birkin, Molly Chiang, Claudia Schiffer, entre outros.

O tênis ganha reinterpretações todos os anos por estilistas como Jean-Paul Gaultier, Agnès b. ou Inès de la Fressange, seu estilo casual chique icônico e parisiense seduz todas as gerações.

Em Dezembro de 2019 Karen Abuhab traz para o Brasil a linha dos icônicos tênis da marca francesa Bensimon que celebra 40 anos. Com um toque “nonchalant bien français”, a coleção pode ser encontrada em todas as lojas Prissé incluindo a loja online.

Mais de Moda