Moda

Por Redação 04.11.2019

4 passos essenciais para montar um armário-cápsula

Você provavelmente já ouviu falar do armário-cápsula, uma proposta mais sustentável de guarda-roupa em que a qualidade (e versatilidade) das peças é mais importante do que a quantidade de roupas. Se você está pensando em aderir a essa tendência, mas não sabe por onde começar, Daniela Forestieri, personal organizer cadastrada no GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviços da América Latina, e criadora da Danny Organiza, elencou os quatro passos iniciais que devem ser levados em consideração na hora de aderir a este modelo de guarda-roupa. Veja abaixo quais são eles.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

1 – Estabeleça um limite de peças: para montar o armário-cápsula, é preciso escolher uma quantidade limitada de roupas. Nessa lógica, ficam no guarda-roupa apenas as peças que são fundamentais para o seu dia a dia.

2 – Comprou, descartou: caso precise comprar peças novas, compre, mas, na sequência, doe as antigas (nada de acumular!). Lembre-se: a proposta do armário-cápsula tem como base uma quantidade limitada de roupas.

3 – Exercite o desapego: para fazer a seleção das peças, você precisa praticar o desapego e abrir mão das coisas que não fazem mais sentido na sua vida. É um processo inicialmente difícil e por vezes doloroso, mas que, no final, te deixa apenas com o que você realmente gosta e que de fato faz sentido no seu cotidiano.

4 – Aprenda a fazer escolhas: avalie quais peças mais se repetem (assim fica mais fácil descartá-las) e priorize as roupas que mais fazem parte do seu dia a dia, tanto na vida doméstica, como na profissional e na realização de atividades físicas ou de lazer. Ao fazer essa análise, fica mais fácil escolher o que fica no armário e o que vai embora de vez.

  • Foto: Freestock.org/Unsplash
  • Foto: Jinsoo Choi/Unsplash
2