Um dos filmes que mais marcaram as crianças – e os amantes de desenhos animados – nos anos 90 foi “Space Jam: O Jogo do Século”. O longa retratava uma disputa interplanetária entre um maldoso alienígena e os personagens de Looney Tunes, que acaba em uma disputa de basquete. O mais bacana do filme é ver Michael Jordan representando ao lado de Pernalonga, Patolino e Frajola.
SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM
O filme é tão icônico que, em 2016, foi confirmada uma continuação, com direção de Justin Lin. Enquanto isso não acontece, o longa de 1996 serviu de inspiração para um universo completamente diferente: o mundo da moda. Em seu desfile apresentado durante a semana de moda de Nova York, Victoria Hayes levou “Space Jam” para as passarelas, representado em vestidos, ternos e estampas coloridas.
“Nossa coleção de verão 2020 é inspirada em ‘Space Jam’ e na nostalgia de crescer nos anos 90. O uso de cristais Swarovski acentua as silhuetas esportivas da coleção. Gosto de criar com cristais, tendem a gravitar em direção a silhuetas mais simples que permitem o uso pesado de enfeites”, disse a designer sobre a colaboração com a marca e o uso de 90 mil cristais.
O basquete foi a grande inspiração da coleção e pode ser visto na representação de recortes que imitam as linhas da quadra e da bola usada no jogo. Em um dos looks, uma saia preta é enfeitada com cristais que imitam o desenho da cesta de basquete, além de uma bola encrustada com Swarovski.
Outra representação do esporte aparece em blazers oversized, que remetem à roupa usada por jogadores em eventos de apresentação e gala. Além da silhueta ampla, as peças ganharam toques de feminilidade com as cinturas mais finas, grandes colares e cores chamativas, como um prata cromado e vinho (que também lembra a cor da bola de basquete).
Além dos tons de vinho, marrom e laranja que lembram o jogo que serve de fundo para a história do filme, as cores foram o recurso encontrado pela estilista para trazer o desenho animado às passarelas. Jogos com cores fortes – como laranja, amarelo e preto – criam imagens abstratas, em que é possível reconhecer alguns elementos dos personagens icônicos, como garras, olhos e bicos.
Referência ao hip hop e aos anos 90 também aparecem em forma de macacões e sobretudos de couro e vinil. Apesar de apresentar diversos elementos, Victoria Hayes conseguiu criar uma coleção que pode ser facilmente imaginada no streetstyle, além de ser carregada de memórias afetivas aos fãs da produção.