Uma das melhores formas de demonstrar amor pelo seu time de futebol é, literalmente, vestindo a camisa, peça que ao mesmo tempo apoia e celebra o desempenho dos jogadores. Já para os atletas, a camisa tem um propósito utilitário, uma ferramenta para alcançar – ou demonstrar que alcançou – seu maior sonho.
SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM
Para celebrar e enaltecer os jogos que estão acontecendo na França, do Mundial feminino, as estilistas Yoon Ahn, Christelle Kocher, Erin Magee e Marine Serre transformaram camisas de futebol, provando que não há uma forma padrão, podendo se tornar um ícone na unificação do poder do esporte. Veja como cada uma delas descreve a intenção por trás de seus respectivos conceitos:
Yoon Ahn, da Ambush
A camisa Nike x Ambush, da Yoon Ahn, destaca a diversidade e a cultura que é celebrada no torneio internacional. “A minha versão é uma camisa de futebol híbrida unissex, inspirada no Happo, um tradicional casaco japonês de manga comprida. O escolhi porque, apesar de estarmos celebrando o campeonato e mulheres incríveis, acredito que é importante para os fãs que todos tenham uma peça universal para comemorar juntos”, explica a designer.
Christelle Kocher, da Koché
A Nike x Koché explora tecido, cor e corte para produzir uma elegante assimetria. “A ideia era dar a sensação de movimento e energia positiva. Criei este vestido reconstruindo a camisa de futebol ao redor do corpo feminino. O resultado é uma peça que pode ser usada por uma garota que toca, dança ou se mexe na cidade”, disse Kocher.
Erin Magee, da MadeMe
A Magee comemora as equipes inovadoras da seleção norte-americana de futebol feminino do final dos anos 90 com uma camisa Nike Stadium com o brasão da federação dos EUA. “Queria que essa camisa fosse esporte primeiro e moda em segundo. É para celebrar a incrível vitória da seleção norte-americana, chamando atenção para a mulher homônima da icônica empresa de roupas esportivas: a Nike, a Deusa da Vitória”, conta Magee.
Marine Serre, da Marine Serre
Serre apresenta uma malha estreita e articulada projetada para ser usada sobre um body. “O foco dos meus projetos é sempre o hibridismo e a adaptação à vida cotidiana. É importante criar uma linha com o propósito de fazer a mulher se sentir bem, sem comprometer seu estilo”, explica a designer.