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Marca gera revolta ao brincar com momento icônico de Martin Luther King

Não é a primeira vez que a Reserva se envolve em polêmicas graças a suas escolhas duvidosas e, até mesmo, racistas. Mas, desta vez, a label gerou revolta na internet ao vender uma camiseta que altera uma cena icônica de Martin Luther King Jr.: seu discurso que eternizou a frase “I have a dream”.

A camiseta mostra o defensor dos direitos civis dos afro-americanos cumprimentando seguidores com a famosa frase em letras garrafais, que significa “eu tenho um sonho”, . A imagem foi alterada para que parecesse que Luther King estivesse segurando um sonho, doce normalmente vendido em padarias.

Diversos pessoas usaram a internet para acusar a marca, que tem apenas sócios brancos, de usar a imagem de um ícone negro para lucrar, além de fazer chacota com uma frase com tanta bagagem sociocultural – o que minimiza a importância dos movimentos negros.

A peça está à venda no site da Dafiti, por R$ 119,90.

Não é a primeira vez que a marca é acusada de racismo. Em 2017, uma loja carioca da label colocou manequins negros de ponta cabeça, amarrados pelos pés, em sua vitrine. Na época, a marca afirmou que toda sua identidade visual é feita em preto e vermelho e que a posição dos manequins fazia referência a época de liquidações.

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