Top

Como escolher o cinto ideal para um look masculino

O cinto na roupa de um homem é um acessório histórico. Aparentemente presente desde sempre, este item se tornou muito mais do que uma peça funcional que impede a calça de cair ou ficar larga. Pelo contrário, o uso do cinto se tornou sinônimo de classe, estilo e muito bom gosto. Entenda, agora, como escolher o cinto ideal para garantir o look perfeito em qualquer ocasião.

Cintos para eventos formais. Para situações formais, como festas de casamentos, batizados, entrevistas de emprego, reuniões corporativas e eventos semelhantes, o uso de cintos mais finos são os mais indicados para proporcionar um ar mais elegante à composição do look.

Cintos para eventos informais. Já para o dia a dia e em situações mais informais, como trabalhar, passear ou viajar, modelos de cintos mais grossos e feitos de outros materiais que não sejam couro ou couro sintético estão completamente liberados.

Cintos de acordo com o sapato. Mais do que apenas considerar a espessura do cinto e a ocasião em questão, é muito importante analisar a cor do sapato social na hora de optar por um modelo de cinto. Isso porque as boas práticas de etiqueta recomendam que a escolha do cinto tenha ligação direta com o sapato. Pode não ser uma regra que funcione para todo mundo, no entanto, em eventos formais, esse direcionamento será muito útil para não errar na composição.

Cintos com fivela grande ou pequena? De forma geral, as fivelas em metal são as mais comuns e, também, as mais fáceis de combinar com diferentes estilos. As fivelas mais discretas e em menor formato são as mais indicadas na hora de optar por um cinto.

Qual a melhor cor para um cinto? Marrom e preto são duas cores consideradas neutras e “sociais”, o que significa que os cintos nesses tons são os mais comuns e fáceis de usar, pois combinam com diferentes estilos. Contudo, se você gosta de cintos coloridos, eles são perfeitos para construir looks mais descolados e cheios de personalidade.

Agora que você já sabe mais sobre como comprar e usar o cinto ideal, priorize os modelos que mais estão ligados ao seu estilo, seja ele clássico ou descolado. Entretanto, para eventos formais o mais indicado ainda é optar pelos modelos regidos pelas regras de etiqueta, como os mais finos, de couro ou de materiais semelhantes e em cores neutras.

Mais de Moda