Top

Street style: beleza negra domina espaços do SPFW

Por Karla Brights

Na edição de n°47 da semana de moda mais importante do País, a SPFW, tivemos a presença forte de pessoas afrodescendentes tanto nas passarelas, quanto ocupando os espaços do evento. Visivelmente, um reflexo do avanço das discussões sociais sobre raça, classe, gênero e sexualidade dos últimos tempos, que solicita urgentemente outros modelos de representatividade.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

Nas passarelas quem liderou o ranking das modelos mais solicitadas do fashion week foi a maranhense Amira Pinheiro, com 22 desfiles, seguida por Samara Oliveira e Sarah Berger com 16, Fernanda Oliveira e Rayane Brown, ambas com 13 desfiles. Nas ruas, a beleza afro também foi muito bem representada pelo público que participou do evento e que expressou sua identidade com muita autenticidade.

A fotógrafa @mylenasaza encontrou algumas dessas pessoas BAPHO e registrou o street style delas.

Mais do que tendências, o que rolou foi um movimento de consciência de raças que se espalhou por todos os lados do evento desde as equipes que trabalhavam nos backstages até o público geral. Um resgate da beleza negra reforçada nas roupas, cabelos e maquiagem que diziam: estou aqui e sei quem eu sou. Apesar da longa caminhada que ainda temos rumo a equidade estrutural, é bem bonito ver o movimento acontecendo nesses corpos.

Já estava mais do que na hora da moda brasileira admitir que estamos no Brasil, e corresponder às nossas belezas por um olhar mais aproximado das nossas identidades culturais, e mais de distantes de um imaginário europeu – ultrapassadíssimo – de quem nós somos ou de quem podemos ser.

Mais de Moda