Top

15 famosos que usam Ray-Ban

À medida em que novos aviões permitiam que as pessoas voassem mais alto e mais longe, muitos pilotos da Força Aérea dos EUA relatavam que o brilho do sol estava causando dores de cabeça e dores nos olhos.

Um novo tipo de óculos foi então encomendado para a empresa Bausch & Lomb, com lentes verdes que ajudavam a cortar o brilho sem escurecer a visão, e a marca Ray-Ban nasceu – hoje ela pertence ao grupo Luxottica.

Este novo óculos antirreflexo foi colocado à venda ao público em 1937. Os óculos originais apresentavam uma moldura de plástico com o clássico formato aviator.

Os óculos de sol foram remodelados com uma estrutura de metal, no ano seguinte, e rebatizados como o Ray-Ban Aviator.

Também veio o modelo Wayfarer, o Nina e muitos outros que são hit absoluto entre os famosos. Eles também ganharam os cinemas, eternizados por nomes como Peter Fonda em “Easy Rider“, Madonna em “Procura-se Suzan Desesperadamente” e pelos jovens rebeldes de “Clube das Cinco“.

Mas a história, de mais de 70 anos, é extensa, impossível resumi-la aqui, mas vale lembrar alguns dos momentos icônicos.

Após seu nascimento, a Ray-Ban não demorou muito para cair no gosto das pessoas, fossem pilotos ou não. Em 1938, o Ray-Ban Shooter foi lançado tanto na lente verde quanto na lente Kalichrome amarelo pálido, que aguça os detalhes e minimiza a névoa filtrando a luz azul, tornando-a ideal para condições nebulosas.

Em 1940, a influência militar na moda era inegável: as camisetas regulamentadas do Exército e da Marinha eram um item básico da moda dos anos 1940, e civis ansiosos para imitar pilotos ostentavam novos óculos escuros. Ray-Ban saltou decisivamente da função militar para a moda da cultura pop – sem perder a sua eficácia de marca registrada.

Já na década seguinte, o modelo Ray-Ban Wayfarer foi lançado em 1952 e, uma vez visto no rosto de grandes nomes do cinema, como James Dean e Audrey Hepburn, o acessório tornou-se um hit.

E como o clássico Aviator não pode deixar de ser citado, ele reaparece no personagem de Robert De Niro em “Taxi Driver“.

Nos anos 1960, a marca continuou marcando sua influência, o Ray-Ban Olympian I e II foram introduzidos em 1965 e usados por Peter Fonda em “Easy Rider”, em 1969. Na década de 1970, a grife lançou dois modelos, o Ray-Ban Vagabond e o Ray-Ban Stateside.

Na sequência, nos anos 80, outros grandes nomes apareceram com Ray-Ban, entre eles o rei do pop Michael Jackson, que, em 1984, surgiu no Grammy com seu par do modelo Aviator. Já nos anos 90, o cinema mais uma vez recebe a marca da grife, o Ray-Ban Clubmaster foi usado por Denzel Washington em “Malcolm X” (1992) e Tim Roth, em “Reservoir Dogs” (1992). Em 1997, Will Smith e Tommy Lee Jones usaram Ray-Ban Predator em “Homens de Preto”, enquanto Johnny Depp usava um par de Ray-Ban Shooter em “Fear and Loathing in Las Vegas” (1998).

É de perder a conta o nome de celebridades que assumiram um novo olhar ao usar um Ray-Ban. Na galeria ao lado selecionamos 15 momentos em que os óculos da marca brilharem nos rostos de celebs.

Mais de Moda