Top

Os óculos de sol tornam os homens mais atraentes?

Conheça dez fatos que tornam o óculos de sol muito mais interessante do que simplesmente filtrar a luz.

1 – Óculos de sol são mais antigos que a civilização moderna

Arqueólogos descobriram os óculos de sol usados pelos povos inuítes (ou inuit) pré-históricos há mais de 2.000 anos. Os caçadores lutavam contra os elementos árticos com máscaras nos olhos que possuíam pequenas aberturas sobre os olhos. Como as lentes coloridas de hoje, o design protegia seus olhos do brilho intenso do sol contra a neve.

2 – Nos tempos antigos, as sombras eram um símbolo de status

O imperador romano Nero observava os gladiadores lutarem no Coliseu através de lentes de proteção feitas de joias polidas. Na China do século 12, óculos escuros feitos de quartzo semiprecioso foram usados na corte para ajudar os juízes a esconder suas expressões. Esta prática levada a cabo para tornar os julgamentos mais imparciais, escondendo quaisquer pistas para o futuro veredicto.

SIGA RG NO INSTAGRAM

3 – Um único empreendedor fez óculos de sol mainstream

Em 1919, Sam Foster deixou seu emprego em uma empresa de fabricação de plásticos para começar seu próprio negócio, fabricando óculos com o novo material. Então, em 1929, ele projetou os primeiros óculos de sol modernos.

4 – O aviador Ray-Ban era uma invenção da Segunda Guerra Mundial

Óculos de sol foram preparados para outro aumento de popularidade quando a Força Aérea dos Estados Unidos contratou uma equipe de pesquisadores para projetar uma lente protetora para pilotos de caça em 1936. Os pilotos precisavam de redução de brilho suficiente para a luz solar intensa de grandes altitudes, mas ainda assim visão precisa. Edwin Land – que um ano depois encontraria a empresa Polaroid – desenvolveu o processo de polarização das lentes que protegia os olhos dos pilotos dos perigosos raios UV.

5 – Óculos de sol masculinos atraem mulheres

Vanessa Brown, pesquisadora cultural da Universidade Nottingham Trent, que escreveu o livro “Cool Shades: The History and Meaning of Sunglasses” (“Óculos Bacanas: A História e o Significado dos Óculos de Sol”, em tradução livre), teoriza que o prestígio do acessório vem de um senso de mistério. Ao esconder parcialmente o rosto, eles levam à curiosidade. Mistério e curiosidade desempenham um papel fundamental no desejo sexual feminino. Essa é a hipótese dos pesquisadores de psicologia da Universidade de Nevada. Em outras palavras, o que as mulheres acham sexy pode ter muito mais a ver com o que está escondido do que o que está em exibição.

6 – Usar óculos de sol pode influenciar como você se comporta

Um experimento na Universidade de Toronto pediu aos participantes que dividissem $ 6 (R$ 23) de qualquer maneira que escolhessem entre si e um participante invisível em outra sala. Indivíduos que usavam óculos de sol eram menos generosos – dando um dólar a menos em média do que aqueles que não o usavam. Os pesquisadores acreditam que usar tons contribui para um sentimento de anonimato que torna as pessoas menos responsáveis.

7 – Óculos de sol podem tornar seu rosto mais simétrico

Você provavelmente já ouviu falar que a beleza é mais ou menos uma função da simetria facial. Os humanos acham a ordem esteticamente agradável, e um rosto cujos dois lados são muito uniformes tem um apelo natural. É claro que o rosto de nenhum ser humano é perfeitamente simétrico. Mas a maior parte da assimetria está concentrada perto dos olhos. Portanto, cobrir essa área – digamos, com um par de óculos de sol – pode lhe dar uma vantagem quando o assunto é aparência, pelo menos à primeira vista.

8 – Óculos de sol podem ajudar os homens a viver mais

A luz solar contém radiação ultravioleta (UV) – um dos principais fatores nos cânceres de pele e doenças dos olhos e pálpebras. Estes estão entre os cânceres mais comuns e uma das principais causas de morte em homens americanos. Não deixe que esta notícia preocupante o afaste do sol – a luz solar também é essencial para processar certos nutrientes e regular a química do cérebro. Mas você deve usar proteção solar adequada, e óculos de sol com proteção UV são uma ótima dica.

9 – Seus óculos de sol Color Mates

Óculos de sol amarelos e âmbar são ideais para esportes ao ar livre – especialmente na neve. Raios de luz azul envelhecem seus olhos, e tons amarelos equilibram esse efeito.

As lentes avermelhadas ou roxas têm um efeito semelhante para a luz refletida pela água em um dia ensolarado. Procure uma lente de cor vermelha se estiver de barco ou praticando esportes aquáticos.

Para todos os dias, uma lente esverdeada filtra a luz azul intensa sem torná-lo temporariamente daltônico. Os óculos escuros de cor verde são especialmente bons para dirigir, quando a cor é importante para perceber rapidamente sinais e sinais de trânsito.

10 – Alguém na América quebra, senta ou perde um par de óculos de sol a cada 14 segundos.

Com informações do site Real Men Real Style.

Mais de Moda