Top

Sam Gonçalves: modelo com vitiligo se torna queridinho da moda

Se você acompanha desfiles de moda e campanhas de marcas, provavelmente já se deparou com o trabalho de Sam Gonçalves. O modelo paulista de 25 anos se destaca pela sua pele com vitiligo e seu poderoso black power. Inclusive, ele foi o primeiro negro com vitiligo a cruzar uma passarela do SPFW. “Foi um marco bem histórico”, conta Sam em um papo com o RG durante o Senai Brazil Fashion, que aconteceu no Rio de Janeiro.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

De acordo com o modelo, entrar para a moda nunca foi algo que esteve em seus planos. Ao visitar a feira Flink Sampa, em 2016, para o lançamento do livro “Na Minha Pele”, de Lázaro Ramos, o menino atraiu olhares e perguntaram repetidamente se ele trabalhava na área. “Eu não achava que tinha potencial na época, mas fiquei curioso”, explica.

Após uma decepção com uma agência que não lhe deu o suporte para conseguir trabalhos, foi com a ajuda de uma amiga que Sam chegou ao casting do primeiro desfile da LAB em 2016. Ele foi aceito e, desde então, já fez trabalhos para Dafiti, Ahlma e outras labels, além de ser figurinha carimbada até hoje nas campanhas da marca dos irmãos Emicida e Fióti.

Por conta de sua figura representativa estar alcançando cada vez mais espaços, Sam conta que é procurado por outras pessoas, negras e com vitiligo, que lhe contam que ele é inspiração. “Fico feliz e grato por estar nesse lugar”, diz. “Uma menina de Minas Gerais conversar comigo por meio do Instagram e me falou que eu tinha recuperado a autoestima da avó dela”, relembra. “Foi muito incrível, eu chorei muito com essa mensagem”.

Por abraçar tanto a sua causa, o modelo divide que também pensa bem antes de aceitar os trabalhos para quais é chamado. “Quando tem um conceito que não me representa, eu não aceito”, afirma.

Mais de Moda