Top

SPFW: Luciano Huck e Alexandre Herchcovitch apostam em estilista de 16 anos

Nesta quinta-feira (25), o SPFWn46 recebeu a visita da equipe de filmagem de Luciano Huck por um motivo especial: o apresentador, junto a Alexandre Herchcovitch, trouxe o estilista Rafael Bueno, de apenas 16 anos, para apresentar sua primeira coleçãono Projeto Estufa, que acontece dentro da semana de moda.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

O jovem designer cresceu na cidade de Araquari, em Santa Catarina. Rafael participou de uma promoção de uma youtuber, em que deveria contar sua vida por meio de suas criações, que viraram o maior sucesso nas redes sociais.

Uma menina que o seguia no Facebook viu imagens das peças e enviou para Herchcovitch, que gostou do trabalho do menino e teve a iniciativa de segui-lo no Instagram. “Uma manhã, vi uma notificação de que o Alexandre estava me seguindo. Pensei que era fake, mas ele me mandou uma mensagem e disse que queria me conhecer”, contou Rafael.

“Ele me mandou mensagem numa sexta-feira e, como tinha uma viagem para o sul, na segunda já foi na minha casa”, lembra o garoto. Logo depois, Alexandre apresentou a história de Rafael para Luciano Huck, que gostou tanto do trabalho do menino que colocou a produção do seu programa em ação.

“Foram a minha casa fazer uma pesquisa e achei estranho, mas era da equipe do Herchcovitch. Foi então que o produtor me encomendou uma camisa para uma semana depois. Ia dormir às três horas da manhã costurando, mas fiz. Depois que terminei, eles me disseram que buscariam quando eu voltasse da escola. Estava tranquilo na aula quando apareceu Luciano Huck”, lembra Rafael.

Foi então que o apresentador lançou um desafio para o jovem estilista: montar uma coleção em menos de 40 dias para apresentar durante o SPFW. “Para criar, comecei desenhando, mas percebemos que fluía melhor quando eu colocava a mão na massa, porque estou mais acostumado a costurar”, ele disse.

Herchcovitch e seu mentor, Luis Serafim, o ajudaram a criar a coleção inspirada nos retalhos, único material que sua condição financeira o permitia usar. A linha era composta apenas por vestidos, a primeira peça que o menino fez na vida. “Luis sempre esteve comigo, nós dois dávamos ideia e fomos formulando tudo. A coleção leva a minha assinatura, mas foi um conjunto”, disse Rafael.

O resultado apresentado foi emocionante. Com uma trilha pop dos anos 2000, Rafael mostrou vestidos de festa e looks sofisticados, em uma cartela de cores sóbria, com trabalhos como drapeados e bordados. A passarela foi invadida pelas criações de um menino que aprendeu a costurar pelo Youtube.

“Minha vó costurava, fazia roupa de cama e nunca me ensinou nada. Só via a máquina dela no quarto, mas ela nunca teve essa abertura de me ensinar a costurar. O que é uma coisa meio machista na sociedade, isso de que homem não costura ou modela”, contou Rafael.

A simplicidade de Rafael e sua família é uma de suas características mais fantásticas. Mesmo depois do desfile, sua mãe estava muito emocionada com a atenção dada a seu filho. “Chorei do começo ao fim”, contou orgulhosa.

Quando questionado com quem sonhava em ver usando suas criações, a respostas foi de arrepiar: “Eu acho que qualquer pessoa. Não tem essa de ‘ah, se famoso usar eu tô bem’. Eu acho que se uma pessoa acredita no teu trabalho, acredita no teu talento, comprou aquilo e gostou daquilo realmente, o seu esforço valeu, já é ótimo, não importando se a pessoa é famosa ou não”.

Mais de Moda