Top

Grife cria relógio totalmente eco-friendly

Que tal usar um relógio que o simples fato de leva-lo ao punho já ajuda a preservar o ambiente? Nada mau, não é mesmo? Agora leia isso: “Nos últimos dez anos, produzimos mais plástico do que todo o século passado. Com mais de 22 mil toneladas de lixo plástico entrando em nossos oceanos todos os dias, essa questão não vai desaparecer tão cedo”.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

Com essa premissa nasceu o Awake Watch, que tem uma pegada de carbono mais baixa que a maioria dos relógio de pulso que há por aí. Cada crédito de carbono equivale a uma tonelada de CO2 (dióxido de carbono) que deixou de ser produzido.

Todo o corpo do relógio é feito com aço inoxidável reciclado. O interior foi criado em plástico, igualmente reciclado. Essas duas composições são cobertas por um vidro de três camadas, que permite a captação de luz – inclusive em movimento – e é à prova d’água (até 100 m).

O motor é um Seiko que usa energia solar, ou seja, ele se alimenta apenas de energia limpa e renovável, e o carregamento por três horas proporciona uma autonomia de seis meses. O relógio, que permite que as horas sejam visualizadas no escuro e dentro d’água, também vem sem uma bateria removível, evitando o descarte de resíduo.

Há três tipo de pulseiras: couro [feitas por uma empresa francesa que usa couro italiano], de plástico [reciclado, que é convertido em microfibras e, posteriormente,  são entrelaçadas em uma tira deste componente reciclado] e de metal [desenvolvidas com aço inoxidável reciclado].

O Awake está disponível em quatro cores: preto, azul marinho, verde clorofila e marrom terra.

Em parceria com a organização Trash Hero, os criadores por trás da Awake Watches esperam ajudar a limpar até 17 toneladas de lixo oceânico e reciclar uma grande parte dela nos relógios que produzem.

Mais de Moda